Ícone do site ContilNet Notícias

Fieac e empresários celebram lei que reduz IPTU para indústrias na capital

Por Ascom

A Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), juntamente com empresários locais, realizou na manhã desta quinta-feira, 17, um café da manhã em agradecimento ao prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e aos vereadores da capital pela aprovação e sanção do Projeto de Lei Complementar nº 16/2025. A nova legislação garante uma redução de 50% no valor do IPTU para empresas instaladas nos Distritos Industriais do município.

Fieac e empresários celebram lei que reduz IPTU para indústrias na capital/Foto: Reprodução

Além do desconto no imposto, o projeto também prevê a remissão de dívidas relativas ao IPTU dos últimos cinco anos para as empresas situadas nessas áreas industriais — medida que representa um importante alívio financeiro e estímulo à permanência e expansão das atividades produtivas locais.

“Antes, esse incentivo vinha por decreto, o que gerava insegurança jurídica. Agora, sendo lei, proporciona estabilidade tanto para quem já está instalado quanto para quem pretende investir em Rio Branco”, afirmou o presidente da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, que agradeceu o empenho do Executivo e do Legislativo municipal na aprovação da proposta.

Evento aconteceu nesta quinta-feira/Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, ressaltou a importância do momento e o impacto direto na manutenção de empregos. “Ficamos felizes em apoiar o setor produtivo. Em conversa com o presidente da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, ele destacou que essa medida ajuda a garantir mais de três mil empregos diretos. Parabenizo o prefeito Tião Bocalom por compreender a relevância dessa causa”, pontuou.

O diretor da FIEAC e presidente do Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado do Acre (Sindicer/AC), Marcio Agiolfi, também elogiou a iniciativa e o comprometimento das autoridades com o setor industrial. Já o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, destacou que a aprovação do projeto representa mais um incentivo que contribui para um ambiente favorável à indústria acreana.

O prefeito Tião Bocalom participou do evento/Foto: Reprodução

Durante o encontro, o prefeito Tião Bocalom reafirmou o compromisso de sua gestão com a geração de empregos e o fortalecimento da economia local. “Sempre defendemos a produção como caminho para o desenvolvimento. Criar um ambiente propício para quem empreende é garantir dignidade à população. Reduzir o IPTU foi uma medida possível neste momento, mesmo sabendo que o ideal seria a isenção total. Mas como somos uma das capitais mais pobres do país, precisamos manter parte da arrecadação”, frisou o gestor.

O evento contou com a presença de outros vereadores de Rio Branco, do senador Marcio Bittar, diretores da FIEAC, presidentes de sindicatos industriais, empresários e trabalhadores da indústria.

VEJA FOTOS:

 

Texto e fotos: Whilley Araújo

Assessoria FIEAC

Sair da versão mobile