Ícone do site ContilNet Notícias

Foco de gripe aviária é confirmado em aves de parque no Rio de Janeiro

Por

foco-de-gripe-aviaria-e-confirmado-em-aves-de-parque-no-rio-de-janeiro

Foco de gripe aviária é confirmado em aves de parque no Rio de Janeiro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta sexta-feira (25/7), que confirmou a presença do vírus da influenza aviária (gripe aviária) em aves do Bioparque do Rio de Janeiro.

A ocorrência foi registrada após o serviço veterinário oficial do estado ser notificado, no último dia 17 de julho, sobre a morte súbita de galinhas-d’angola no recinto Savana Africana.

Na terça-feira (22/7), o laboratório de referência do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Campinas (SP), confirmou tratar-se do subtipo H5N1.

Vacina contra gripe aviária

O recinto abrigava 16 galinhas-d’angola. A maioria morreu em decorrência do vírus, restando apenas três aves. Um pavão também morreu e outro apresentou sintomas da gripe aviária. Para conter a disseminação, todos os animais do espaço foram eliminados como medida sanitária.

Leia também

Visitas suspensas

Com a confirmação do surto, as visitas ao Bioparque foram suspensas temporariamente para avaliação de risco.

Segundo o Ministério da Agricultura, profissionais de medicina veterinária, biologia e zootecnia estão realizando monitoramento constante dos demais animais, buscando identificar precocemente sinais da doença.

Entre as medidas adotadas, estão o deslocamento preventivo de espécies de outros recintos, mudanças na estrutura de biosseguridade para evitar contato entre aves cativas e silvestres, e reforço dos protocolos de proteção para as equipes de manejo, com uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs).

O espaço Savana Africana seguirá interditado durante o período de vazio sanitário. Ações conjuntas entre órgãos de saúde animal, saúde pública e gestão ambiental estão em andamento para controlar e erradicar o foco.

Sair da versão mobile