Ícone do site ContilNet Notícias

Forjados na selva: militares e agentes de segurança concluem treinamento intenso em CZS

Por José Halif, ContilNet

Militares do Exército e agentes de forças de segurança pública concluíram nesta sexta-feira (25), em Cruzeiro do Sul (AC), o Estágio de Operações na Selva (EOS), um dos treinamentos mais exigentes da região amazônica. A atividade foi realizada pelo 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), o Comando de Fronteira Juruá, e teve como objetivo capacitar os participantes para atuação em missões dentro do bioma amazônico.

Forjados na Selva: Militares e agentes de segurança concluem treinamento intenso em Cruzeiro do Sul/ Foto: Reprodução

Ao todo, 16 profissionais foram formados nesta edição do estágio, sendo oito militares do Exército recém-chegados à região e oito representantes de instituições como a Polícia Federal, Polícia Penal, Gefron e Corpo de Bombeiros.

Duas semanas de imersão, cinco dias na floresta

O curso foi dividido em duas etapas: uma fase teórica, com aulas técnicas sobre orientação, primeiros socorros, patrulha e armamento, e uma fase prática, com cinco dias de atividades em ambiente de selva, onde os participantes acamparam e colocaram em prática os conhecimentos adquiridos.

“Essa capacitação visa melhorar a atividade operacional na região amazônica. Foram atualizadas técnicas de patrulha, primeiros socorros e combate em ambiente de selva. Agora, posso dizer que nosso pessoal está mais preparado para atuar aqui”, destacou o Major Lima Santos, subcomandante do 61º BIS.

O curso contou com imersão na floresta/ Foto: Reprodução

Integração entre forças

Além do preparo técnico, o EOS tem como marca a integração entre o Exército Brasileiro e as demais instituições de segurança pública que atuam no Vale do Juruá.

“A selva exige preparo e união. Este curso reforça o trabalho conjunto entre as forças, o que é fundamental para uma atuação eficaz na Amazônia”, completou o major.

Bombeiros também participaram

O Corpo de Bombeiros do Acre foi representado na formação. O comandante da unidade em Cruzeiro do Sul, Major Josadac Cavalcante, ressaltou a importância da capacitação para as atividades de busca e resgate.

O Corpo de Bombeiros do Acre foi representado na formação/ Foto: Reprodução

“Somente este ano já tivemos 12 acionamentos para localizar pessoas perdidas em área de mata. Essa preparação fortalece a nossa resposta nesse tipo de ocorrência, que exige técnica, condicionamento e resistência”, afirmou.

“A selva é surpresa constante”, diz agente formada

A policial penal Daniela Fernandes, chefe de segurança da Unidade Feminina de Cruzeiro do Sul, foi uma das participantes e destacou a intensidade da formação:

“Foram 14 dias de curso, sendo 5 dias de selva. Ficamos acampados, em instrução contínua. A selva é surpresa constante. Exige rapidez, adaptação e resistência. Foi exaustivo, mas extremamente valioso”, disse.

Capacitação estratégica para a Amazônia

O Estágio de Operações na Selva é oferecido por diversas unidades de Infantaria de Selva do Exército e busca garantir que os profissionais atuem com eficiência, disciplina e segurança no contexto amazônico. A edição realizada pelo 61º BIS reforça o compromisso das forças armadas e das instituições civis com a proteção e atuação estratégica no interior da floresta.

A cerimônia de formatura aconteceu no pátio do quartel, em Cruzeiro do Sul, e contou com a presença de autoridades militares e familiares dos formandos.

Sair da versão mobile