Gato sobrevive a ciclo completo em máquina de lavar: “Uma vida a menos?”

Pablo tirou um cochilo no eletrodoméstico e passou quase uma hora em funcionamento, emergindo com lesões, mas sem sequelas graves

Dizem que os gatos têm sete vidas, mas Pablo pode ter muitas mais. O gatinho de apenas nove meses sobreviveu a um ciclo completo de 55 minutos dentro de uma máquina de lavar roupa com água fria e sabão, em Gold Coast, na Austrália. O mais chocante é que ele saiu sem sequelas graves.

O acidente aconteceu quando Pablo entrou na lavadora de abertura frontal para tirar uma soneca, sem que seu tutor percebesse. Sem saber da presença do animal, o dono ligou o aparelho para um ciclo rápido de limpeza, apenas com água e sabão, sem roupas.

Gatinho Pablo se recupera após acidente em máquina de lavar – (crédito: 7NEWS)

Resgate e recuperação milagrosa

Ao final da lavagem, Pablo foi encontrado em estado crítico e levado imediatamente a um hospital veterinário. “Ele teve lesão cerebral e pulmonar, e estava provavelmente no estado mais grave que já vi em um caso em muito tempo. Poucos gatos sobrevivem a um ciclo completo. Foi quase um milagre”, contou a médica veterinária Ella Yarsley a um jornal local.

Apesar das sequelas, como a perda de alguns dedos, Pablo está quase completamente recuperado. Desde o incidente, ele vem recebendo cuidados constantes e visitando a clínica para acompanhamento. “Acho que Pablo tem mais de sete vidas”, brincou, em entrevista ao site 7News, um dos funcionários do hospital onde o gato está sendo atendido.

Alerta para tutores de felinos

Especialistas pedem atenção redobrada aos tutores de gatos, já que esses animais são naturalmente atraídos por lugares quentes, fechados e silenciosos — características comuns em máquinas de lavar, especialmente as de abertura frontal. Quando não verificadas antes do uso, essas máquinas podem se tornar armadilhas fatais.

Infelizmente, o caso de Pablo não é isolado. Em 2019, uma americana ligou sua máquina de lavar sem saber que seu gato Felix estava dentro, percebendo a tempo apenas ao ouvir um miado e ver uma pata branca entre as roupas. No mesmo ano, na Tasmânia, um filhote foi resgatado ao fim de um ciclo de 30 minutos.

Os veterinários reforçam o alerta: donos de gatos devem sempre checar máquinas de lavar, secadoras e similares antes de usá-los. O instinto dos felinos de se esconder pode colocá-los em situações de alto risco sem que os tutores percebam.


Fonte: Correio Braziliense

Redigido por ContilNet.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.