Ícone do site ContilNet Notícias

Inscrições para o CNU dos Professores prorrogadas; veja a data

Por Redação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (25/7) a prorrogação das inscrições para a Prova Nacional Docente (PND), conhecida como “CNU dos Professores”. Os interessados agora têm até quarta-feira (30/7) para se inscrever por meio do Sistema PND.

Além do prazo geral, também foram estendidas até 30 de julho as solicitações para atendimento especializado e uso de nome social. Já o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 85,00, poderá ser realizado até 1º de agosto, data limite para a confirmação da inscrição. A aplicação das provas permanece marcada para 26 de outubro, sem alterações.

A PND teve ampla adesão em todo o país, com a participação de 22 unidades da Federação e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais. As redes públicas de ensino que aderiram ao exame poderão utilizá-lo como etapa única em seus concursos ou como fase complementar em processos seletivos simplificados para a contratação de professores.

A iniciativa busca uniformizar e qualificar a seleção de docentes em nível nacional, otimizando os processos de ingresso na carreira pública.

Etapas e provas do CNU dos Professores

As provas do CNU dos Professores serão aplicadas para 17 licenciaturas diferentes, que cobrem todas as quatro grandes áreas de conhecimento:

A realização da PND abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos:

A prova, com duração total de 5h30, é composta por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação das Licenciaturas.

A parte de Formação Geral Docente, que compreende os conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas que serão avaliadas, terá 30 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e uma questão discursiva que avaliará aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática adequados à norma padrão da língua portuguesa.

A parte de Componente Específico de cada área de avaliação da PND terá 50 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso.

A aplicação da prova da PND seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito abaixo:

Resumo

Fonte: Direção Concursos

Redigido por ContilNet.

Sair da versão mobile