
Dona Peregrina Gomes Serra, viúva do fundador da doutrina do Daime, Mestre Raimundo Irineu Serra, completa 88 anos / Foto: Redes Sociais
O governador do Acre, Gladson Camelí, utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (14) para homenagear Dona Peregrina Gomes Serra, viúva do fundador da doutrina do Daime, Mestre Raimundo Irineu Serra, que completa 88 anos. Madrinha Peregrina, como é carinhosamente chamada, é a dignitária responsável pelo Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – Alto Santo, considerado berço da tradição ayahuasqueira no estado.
“Parabéns, Madrinha Peregrina! Hoje celebramos com carinho seus 88 anos de vida”, escreveu Cameli. O governador destacou a importância de Peregrina para a continuidade da doutrina e reafirmou o compromisso do governo na valorização e preservação do espaço religioso e cultural fundado por Mestre Irineu.
VEJA TAMBÉM: Em memória a Irineu Serra, o Mestre da Memória Divina que fundou a Doutrina do Daime há 134 anos atrás
Gladson lembrou que, em dezembro de 2024, o governo entregou oficialmente os títulos definitivos da área onde está localizado o túmulo de Mestre Irineu, garantindo segurança jurídica à comunidade. O governador afirmou ainda que o local vem recebendo obras de revitalização, fruto de emenda parlamentar.
Mestre Irineu morreu em 1971 / Foto: Reprodução
“Nossa missão é somar com esta história grandiosa: preservar o legado do Mestre Irineu, apoiar a comunidade liderada pela Madrinha Peregrina e fortalecer o Alto Santo como patrimônio cultural, turístico e espiritual do Acre”, pontuou.
Mestre Irineu, como é conhecido, foi o fundador da doutrina do Daime, reconhecida internacionalmente por sua tradição espiritual que envolve o uso do chá ayahuasca. O Alto Santo, localizado em Rio Branco, é considerado um dos principais centros dessa tradição no país e continua recebendo fiéis e visitantes do mundo inteiro.
