Marina escolhe Manaus como sede de Congresso Internacional com foco na COP30

Evento reúne mais de 1,6 mil participantes de dez países lusófonos

O 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa teve início nesta segunda-feira (21), em Manaus (AM). O evento reúne mais de 1,6 mil participantes de dez países e integra a agenda preparatória da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro deste ano em Belém (PA). As informações são da Agência Cenarium.

Ministra desembarca em Manaus nesta semana/Foto: Reprodução

Considerado o maior encontro lusófono voltado à temática socioambiental, o congresso ocorre na Fundação Matias Machline, no Distrito Industrial 1, Zona Sul da capital amazonense. A escolha de Manaus como sede partiu da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que participa da programação.

A edição deste ano marca o retorno do Brasil como país-sede após 11 anos. As edições anteriores aconteceram na Galícia (2007), Brasil (2013), Portugal (2015), São Tomé e Príncipe (2017), Guiné-Bissau (2019), Cabo Verde (2021) e Moçambique (2023).

Com o tema “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”, o evento conta com painéis, oficinas, minicursos, apresentações científicas, pôsteres digitais, sessões audiovisuais, lançamentos de livros e uma visita a comunidades amazônicas no dia (24). O encerramento, previsto para o dia (25), contará com a participação do pesquisador espanhol Carlos Taibo, referência mundial em debates sobre decrescimento, democracia radical e justiça climática.

A programação está estruturada em torno de cinco eixos temáticos que subsidiarão a elaboração da “Carta de Manaus”, documento político-pedagógico a ser construído de forma coletiva ao longo do evento. Os eixos abordam desde compromissos internacionais com políticas públicas de educação ambiental até o papel das comunidades tradicionais na promoção da justiça climática.

O congresso é promovido pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério da Educação, Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Fundação Matias Machline.

Criada em 2005, a RedeLuso é uma organização horizontal que reúne representantes de países de Língua Portuguesa e da Galiza, com o objetivo de fomentar cooperação, intercâmbio e construção de identidade comum na área da educação ambiental, respeitando a diversidade cultural dos territórios.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.