Ícone do site ContilNet Notícias

Nova edição do Concurso Nacional Unificado oferece vagas para o Acre; veja os detalhes

Por Redação ContilNet

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já está com edital publicado e inscrições abertas até o dia 20 de julho.

Inscrições estão abertas até o final deste mês/Foto: Reprodução

O certame, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é considerado o “Enem dos concursos” e representa uma importante porta de entrada para o serviço público federal, com 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos e entidades.

Com foco na descentralização e na democratização do acesso, o CPNU 2 amplia as chances para candidatos da Região Norte, incluindo o Acre. Estão previstas mais de 140 vagas para a região, com cargos de níveis médio e superior, em áreas técnicas e especializadas.

No caso do Acre, o concurso prevê, por exemplo, uma vaga para engenheiro agrônomo no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A pasta vai destinar uma vaga para cada estado da Região Norte, promovendo a interiorização das políticas públicas.

Outros órgãos com atuação nacional, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Defesa e o próprio MGI, também poderão direcionar candidatos aprovados para unidades no Acre, mesmo que o estado não esteja listado nominalmente no edital. Isso acontece porque esses órgãos possuem estrutura descentralizada e a definição da lotação será feita após a homologação do concurso, conforme a necessidade de cada instituição.

As remunerações variam de acordo com o cargo, podendo ultrapassar R$ 16 mil, já considerando gratificações.

Outras vagas previstas para a Região Norte:

As provas do CPNU 2 estão marcadas para o segundo semestre deste ano. Interessados devem se inscrever até o dia 20 de julho por meio da plataforma oficial do governo federal: gov.br/concursonacional.

Sair da versão mobile