O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC) está oferecendo o serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no espaço ao lado da arena de rodeios na Expoacre 2025. Nesta terça-feira (29), o ContilNet foi ao ônibus do serviço, ao lado da arena de rodeios para saber mais detalhes.
Segundo o diretor do Instituto, Júnior César, o Acre foi o primeiro estado do país a emitir a nova identidade e, atualmente, ocupa o segundo lugar no ranking nacional de emissões.
“Começamos aqui mesmo na Expoacre, em 2022. Hoje, 27% da população acreana já possui a nova CIN”, destacou.

Serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional atrai visitantes no espaço ao lado da arena de rodeios da Expoacre 2025/Foto: ContilNet
A ação é gratuita para a primeira via e para quem vem de estados vizinhos, como Rondônia e Amazonas, reforçando o compromisso do Acre em facilitar o acesso à documentação civil.
O atendimento funciona das 19h às 22h, com 40 fichas diárias distribuídas para a população. Para ser atendido, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência.
O serviço também realiza a troca de documentos antigos, borrados ou vencidos. A segunda via da identidade tradicional (papel moeda) custa R$ 111,77. Já a versão em policarbonato, semelhante a um cartão de crédito, sai por R$ 200,04.

Equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil realiza atendimentos gratuitos para a primeira via da CIN durante a feira/Foto: ContilNet
O prazo de entrega é de até 20 dias úteis e a retirada acontece no Instituto, localizado na Antônia Rocha Viana, nº 1294.
A nova identidade nacional tem diversos benefícios: como assinatura digital e possibilidade de novos formatos de impressão. Além disso, Júnior ainda alertou:
“Para quem pretende viajar para a Bolívia ou o Peru, é importante estar com a identidade atualizada e a certidão válida”, disse.
