Ícone do site ContilNet Notícias

Explosão de doenças respiratórias faz Prefeitura ampliar atendimento nas URAPs

Por Suene Almeida, ContilNet

Diante do expressivo aumento de casos de doenças respiratórias em Rio Branco, a Prefeitura decretou situação de emergência em saúde pública e anunciou uma série de medidas para reforçar o atendimento à população e evitar o agravamento do cenário epidemiológico.

Entre as ações adotadas está a ampliação do horário de funcionamento de quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs), que, a partir da próxima segunda-feira (21), passam a atender até às 19h. As unidades com horário estendido são: Roney Meireles, Vila Ivonete, Hidalgo de Lima e Cláudia Vitorino.

Mais de 18 mil atendimentos por doenças respiratórias já foram registrados até a 21ª semana epidemiológica de 2025/ Foto: Ascom

Além disso, todas as URAPs, a Policlínica Barral y Barral e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cidade do Povo funcionarão também aos fins de semana. v ênfase na imunização contra o sarampo.

De acordo com dados da Vigilância em Saúde, mais de 18 mil atendimentos por doenças respiratórias já foram registrados até a 21ª semana epidemiológica de 2025. Também foram contabilizadas 499 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que acendeu o alerta para a necessidade de ações imediatas.

O decreto municipal autoriza a contratação temporária de profissionais e a aquisição emergencial de insumos para garantir a resposta rápida do sistema de saúde. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, a mobilização tem como objetivo oferecer atendimento digno e conter a disseminação de vírus que estão em circulação no município.

“Estamos atuando com responsabilidade e rapidez. A ampliação do atendimento e o reforço da vacinação são fundamentais para proteger a saúde da população, sobretudo dos mais vulneráveis”, afirmou o secretário.

O prefeito Tião Bocalom também se pronunciou sobre as medidas. Ele ressaltou que a gestão municipal não está poupando esforços para garantir um serviço de saúde eficiente e acessível. “Determinamos a ampliação do atendimento e a intensificação da vacinação. A saúde é prioridade e estamos trabalhando com seriedade para enfrentar esse momento”, declarou.

Sair da versão mobile