Psicólogos alertam: se você diz essas frases, talvez precise de ajuda

psicologos-alertam:-se-voce-diz-essas-frases,-talvez-precise-de-ajuda

Pessoas com sofrimento emocional costumam repetir certas expressões que refletem desesperança e estresse. Depressão e ansiedade são doenças complexas, e frases como “eu sou assim” ou “não tenho escolha” podem ser sinais de alerta, de acordo com psicólogos.

A psicologia explica como essas palavras revelam distorções cognitivas e abrem portas para problemas mais graves.

Leia também

Como a linguagem reflete o sofrimento emocional

Segundo especialistas, expressões como “nada nunca dá certo para mim” reforçam um ciclo de negatividade. O psicólogo Martin Seligman associou esse padrão a um “estilo de vida pessimista”, que prejudica a autoestima e favorece a depressão.

“Eu sou assim”: a armadilha da mentalidade fixa

Carol Dweck alerta que crer na imutabilidade pessoal é uma forma de renúncia. “Isso associa fracassos a falhas intrínsecas, não a oportunidades de crescimento”, dizem estudos. A longo prazo, essa postura eleva os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse.

Leia a reportagem completa no NSC Total, parceiro do Metrópoles.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.