RĂșssia ignora ameaças de Trump e mata ao menos 20 em ataques Ă  UcrĂąnia

Por AgĂȘncia Brasil 29/07/2025


Logo AgĂȘncia Brasil

Poucas horas depois de o presidente norte-americano ter anunciado que pressionaria Moscou e encurtaria o prazo para se alcançar um cessar-fogo no conflito com a UcrĂąnia, a RĂșssia voltou a atacar o paĂ­s vizinho, deixando 20 mortos.RĂșssia ignora ameaças de Trump e mata ao menos 20 em ataques Ă  UcrĂąniaRĂșssia ignora ameaças de Trump e mata ao menos 20 em ataques Ă  UcrĂąnia

Os bombardeios desta noite tiveram como alvo uma prisĂŁo em Zaporizhzhia, uma ĂĄrea residencial e um hospital na regiĂŁo de Dnipropetrovs.

NotĂ­cias relacionadas:

Os ataques contra o estabelecimento prisional deixou 16 mortos e 35 feridos, de acordo com o chefe da administração presidencial ucraniana, AndriĂŻ Iermak, que denunciou “mais um crime de guerra cometido pelos russos” e pediu sançÔes Ă  RĂșssia.

“O regime Putin, que tambĂ©m faz ameaças contra os Estados Unidos atravĂ©s de alguns dos seus porta-vozes, precisa enfrentar golpes econĂŽmicos e militares que o privem da capacidade de continuar a guerra”, disse Iermak no X.

“Este Ă© outro crime de guerra dos russos, que nĂŁo vĂŁo parar se nĂŁo forem detidos”, acrescentou.

AtravĂ©s do Telegram, o governador Ivan Fedorov informou que os prĂ©dios da penitenciĂĄria foram destruĂ­dos e as residĂȘncias nas redondezas ficaram danificadas.

As forças russas atacam regularmente a regiĂŁo de Zaporizhzhia, desde o inĂ­cio da guerra em fevereiro de 2022. A RĂșssia declarou unilateralmente a anexação de partes desta regiĂŁo, mas Kiev e os aliados ocidentais acusam Moscou de apropriação ilegal de terras.

Os outros trĂȘs bombardeios na regiĂŁo de Dnipropetrovsk deixaram, pelo menos, quatro mortos e oito feridos, indicou o chefe da administração regional, SergiĂŻ Lysak.

Segundo Lysak, esses ataques com drones explosivos e bombas guiadas miraram as comunidades de Mezhyivska, Dubovykivska e Slovianska.

Deliberado

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou que hĂĄ pelo menos 22 mortos nestes ataques, o que os torna dos mais mortais nos Ășltimos meses.

De acordo com Zelensky, o ataque a um hospital da cidade Kamianske matou trĂȘs pessoas, incluindo uma mulher grĂĄvida de 23 anos. Quanto ao bombardeio na prisĂŁo de Zaporizhzhi, o chefe de Estado nĂŁo tem dĂșvidas de que foi “deliberado”

“Cada assassinato do nosso povo pelos russos; cada ataque russo – quando poderia ter havido um cessar-fogo hĂĄ muito tempo, se a RĂșssia nĂŁo tivesse recusado – tudo isso mostra que Moscou merece uma pressĂŁo de sançÔes muito dura, verdadeiramente dolorosa e, portanto, justa e eficaz”, afirmou nas redes sociais.

“[Os russos] tĂȘm de ser forçados a parar com os assassinatos e fazer a paz”.

Horas antes destes ataques, Zelensky expressou esperança com a pressĂŁo de Donald Trump e agradeceu ao presidente norte-americanos pelas declaraçÔes que vieram “na hora certa, quando muita coisa pode mudar em prol da paz”.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.