Sebrae lança o “Efeito Furacão” na Expoacre com foco no fortalecimento de mulheres empreendedoras

Método foi criado por empresåria nordestina

Por Victor Manoel, ContilNet 28/07/2025 Atualizado: hĂĄ 9 meses

O espaço do Sebrae Acre na Expoacre 2025 foi palco do lançamento oficial do programa Efeito Furacão, uma metodologia nacionalmente reconhecida voltada exclusivamente para mulheres empreendedoras, nesta segunda-feira (28).

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Bilabs Aceleradora, empresa especializada em negócios femininos, e faz parte das açÔes do Projeto Plural, que atua com grupos sub-representados no empreendedorismo.

A fundadora da Bilabs, Marcela Fugy, veio de JoĂŁo Pessoa para Rio Branco para marcar o inĂ­cio da jornada no estado.

Sebrae lança o “Efeito Furacão” na Expoacre com foco no fortalecimento de mulheres empreendedoras

Sebrae lança o “Efeito Furacão” na Expoacre/Foto: ContilNet

“JĂĄ sĂŁo mais de sete anos fomentando o empreendedorismo feminino no que chamamos de novo oeste do paĂ­s: Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O Acre Ă© o nosso 13Âș estado, e estamos muito felizes de trazer esse programa para cá”, destacou.

Furacanizar o Acre

A metodologia do Efeito Furacão tem duração de 10 semanas e combina encontros coletivos com mentorias individuais.

São abordados temas como plano de negócios, finanças, contabilidade e marketing, mas também aspectos fundamentais da realidade feminina, como a economia do cuidado, a sororidade, os vieses inconscientes e os desafios de empreender sendo mulher.

“Empreender Ă© difĂ­cil para todo mundo, mas para as mulheres Ă© ainda mais. Estamos sempre cuidando de tudo e de todos, e isso nos coloca um passo atrĂĄs. Por isso, o programa olha para essa realidade com muita sensibilidade”, reforçou Marcela.

Sebrae plural

A ação foi viabilizada por meio do Projeto Plural, coordenado por Julci Ferreira, que destacou a importùncia de ofertar soluçÔes alinhadas com o contexto local.

“Uma das estratĂ©gias foi buscar no mercado uma empresa especialista em criar jornadas personalizadas para mulheres empreendedoras, com linguagem acessĂ­vel e foco na nossa realidade, que inclui dificuldades de distĂąncia e comunicação”, afirmou Ferreira.

Com mais de 3.500 mulheres impactadas em outros estados, a expectativa Ă© que o programa gere resultados concretos no Acre.

“Acreditamos que essa ação vai transformar a realidade de muitas mulheres aqui”, reforçou Julci.

Mulheres empreendedoras

As inscriçÔes para o Efeito Furacão jå estão abertas e são totalmente gratuitas.

“Casou totalmente com os princípios do Sebrae e com o que buscamos no Projeto Plural. Acreditamos que essa ação vai gerar muitos resultados concretos para as mulheres do nosso estado”, afirma Julci.

A proposta Ă© “furacanizar” o empreendedorismo feminino no estado com apoio, escuta e ferramentas prĂĄticas. Fugy tambĂ©m agradeceu Ă s gestoras do Sebrae Acre, por acreditarem no projeto e apostarem no fortalecimento do empreendedorismo feminino no estado.

“Viajei 5 mil quilĂŽmetros de JoĂŁo Pessoa atĂ© Rio Branco porque acreditamos que vale a pena investir nas mulheres daqui. Vamos furacanizar o Acre!”, completou.

Veja o vĂ­deo:

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.