Subiu para 67 o número de mortos nas enchentes provocadas por tempestades no Texas, nos Estados Unidos. Ao todo, 21 crianças estão entre as vítimas.
Já as buscas por 11 meninas desaparecidas nas enchentes entram no terceiro dia neste domingo. Elas participavam de um acampamento de verão que ficava às margens do Rio Guadalupe que rompeu suas margens depois das fortes chuvas.
Mais de 750 crianças estavam no local, que fica a 135 quilômetros da cidade de San Antonio.
A mal tempo dificulta o trabalho de busca da Guarda Costeira dos Estados Unidos. O agravante é que o Serviço Nacional de Meteorologia local alertou que novas ondas de chuvas fortes são esperadas neste domingo, piorando as inundações.
Desde sexta-feira, mais de 850 pessoas foram resgatadas, incluindo algumas agarradas em árvores e içadas por helicopteros.
O presidente Donald Trump caracterizou as enchentes como “terríveis”.
A Casa Branca atendeu ao pedido do governador do Texas de declaração de desastre para aumentar os recursos nos condados que estão em situação de emergência.
As autoridades estaduais haviam alertado sobre o risco de clima severo no dia anterior às chuvas, mas a velocidade e a gravidade das inundações pegou muita gente desprevenida .
Neste domingo, o Papa Leão XIV ofereceu orações às vítimas das inundações no Texas em um culto no Vaticano. Optando por falar em inglês, prestou condolências sobretudo às familias de crianças que participavam do acampamento de verão.
A localidade atingida pela enchente no entorno do rio Guadalupe fica no Texas Hill Country uma área rural conhecida por terrenos acidentados, cidades históricas e atrações turísticas.

