O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre) promoveu nesta terça (29) o 1º Encontro Estadual de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), reunindo técnicos de campo, supervisores e prestadores de serviço que atuam nos 17 municípios onde o programa está presente. O evento marca uma celebração especial: os seis anos de atuação da ATeG no estado do Acre, período em que mais de 3 mil produtores rurais foram atendidos em nove cadeias produtivas.
Profissionais da ATeG reuniram-se no espaço da Casa do Produtor. Foto: ASCOM
O encontro integra a programação do Senar na Expoacre 2025, e foi realizado na Casa do Produtor com a presença do diretor nacional do Departamento de ATeG do Senar Brasil, Eduardo Gomes de Oliveira, que integra a Administração Central do Senar desde 2019 – mesmo ano de início das atividades da ATeG no Acre.
– Stefanye Torres, coordenadora estadual da ATeG. Foto: ASCOM
“A ATeG do Acre tem mostrado excelentes resultados. Saímos de apenas 4 técnicos de campo em 2019 para quase 50 técnicos atualmente. Isso mostra a força da assistência técnica e gerencial no estado. A regional acreana do Senar está cumprindo solidamente a missão da ATeG, que é levar, sem custo, nossa metodologia própria aos produtores rurais. Isso contribui para o desenvolvimento do agronegócio de formas inimagináveis, principalmente para quem não teria condições financeiras de contratar esse tipo de serviço”, afirmou Eduardo.
– Encontro celebra os profissionais que atendem propriedades rurais. Foto: ASCOM
Entre as cadeias produtivas beneficiadas atualmente pela ATeG do Senar – AC, estão as de bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, cafeicultura, horticultura, mandiocultura e piscicultura.
Eduardo Gomes de Oliveira, diretor nacional de ATeG do Senar. Foto: ASCOM
A coordenadora estadual da ATeG no Acre, Stefanye Torres, reforça que o encontro é mais que uma celebração: é uma homenagem a quem está no campo. “No início, tínhamos 75 propriedades no primeiro projeto. Hoje, já estamos presentes em 17 municípios, daqui de Rio Branco até o Vale do Juruá. Pensamos esse momento como uma forma de reconhecer o trabalho dos técnicos, mostrar como a assistência técnica tem transformado a realidade dos produtores e promover a integração e a troca de experiências entre todos que fazem parte dessa rede.”
Ryhshardson Geovanne, técnico de campo da cadeia da cafeicultura. Foto: ASCOM
Para os profissionais da ponta, o encontro também é uma oportunidade estratégica. O engenheiro agrônomo Ryhshardson Geovanne, técnico de campo da cadeia da cafeicultura no Juruá, destacou: “É um evento muito importante para nós. Permite um networking com toda a equipe, troca de ideias para melhorar os atendimentos e levar novas soluções aos produtores rurais.”
Mais de 40 técnicos de campo fazem a diferença na vida dos produtores rurais. Foto: ASCOM
Sobre a ATeG
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) é uma iniciativa gratuita do Senar que leva orientação técnica e apoio em gestão a produtores rurais. No Acre, o programa já alcança 17 municípios e sete cadeias produtivas, como bovinocultura, fruticultura e piscicultura, com atuação de 42 técnicos de campo e três supervisores. O atendimento tem duração de até dois anos, com visitas mensais e individualizadas nas propriedades. A metodologia inclui diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitações e avaliação contínua dos resultados. O objetivo é ampliar a produtividade, melhorar a renda e fortalecer a gestão rural no estado.
