O Acre contabilizou o sexto feminicĂdio em 2025 com a morte de Erilene da Silva Costa, assassinada com mĂșltiplas facadas dentro de sua casa no Beco Altas Horas, em TarauacĂĄ. O principal suspeito, o companheiro da vĂtima, D. dos S. O., de 31 anos, foi preso pela PolĂcia Civil na manhĂŁ de quarta-feira (20) no bairro Conquista.

Jå foram seis casos no estado do Acre/Foto: Reprodução
A prisĂŁo ocorreu durante a Operação Shamar 2025, uma ação de combate Ă violĂȘncia domĂ©stica e familiar. Segundo a PolĂcia Civil do Acre (PCAC), o suspeito jĂĄ tinha histĂłrico de agressĂŁo em relacionamentos anteriores. “Foi um trabalho investigativo intenso, que exigiu respostas rĂĄpidas. Atuamos de forma integrada para localizar e prender o suspeito, garantindo que ele responda pelo crime cometido. Nosso compromisso Ă© proteger a vida e combater a violĂȘncia domĂ©stica em todas as suas formasâ, destacou a corporação. O detido foi encaminhado Ă delegacia do municĂpio e aguarda audiĂȘncia de custĂłdia.

Luana foi assassinada a facadas por seu ex-marido/Foto: Reprodução
AlĂ©m do caso de Erilene, a PolĂcia Civil tambĂ©m investiga a morte de Jonnavila Ruanna, de 32 anos, ocorrida em 29 de junho em Rio Branco. A vĂtima chegou a ser atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas nĂŁo resistiu. As investigaçÔes indicam que Jonnavila tambĂ©m pode ter sido vĂtima de violĂȘncia domĂ©stica. Luana Conceição do RosĂĄrio foi outra das vĂtimas, assassinada pelo seu ex-marido

Jonnavila vivia um relacionamento abusivo e foi morta pelo parceiro/Foto: Reprodução
Segundo o FeminicidĂŽmetro, ferramenta do ObservatĂłrio de ViolĂȘncia de GĂȘnero do MinistĂ©rio PĂșblico do Estado do Acre (MPAC), o estado registrou cinco feminicĂdios em 2025 atĂ© o momento. Todos os casos ocorreram no contexto de relacionamentos Ăntimos.
O perfil das vĂtimas no primeiro semestre mostra que todas tinham baixa renda, e 50% delas eram pretas ou pardas. Em relação Ă idade, uma vĂtima tinha entre 15 e 19 anos, outra entre 25 e 29, e duas estavam entre 40 e 49 anos.

Auriscélia foi morta por um falso pastor com quem se relacionava/Foto: Reprodução
A anĂĄlise histĂłrica de 2018 a 2025 revela que 91% dos feminicĂdios no Acre aconteceram em contexto de violĂȘncia domĂ©stica e familiar. Dos 81 casos registrados, 73 envolveram vĂnculo afetivo entre vĂtima e agressor. Os companheiros sĂŁo a maioria entre os autores (34 casos), seguidos por ex-companheiros (14) e namorados (9). No mesmo perĂodo, foram registradas 158 tentativas de feminicĂdio.
A sociedade pode ajudar denunciando casos de violĂȘncia contra a mulher pelos seguintes canais: Central de Atendimento Ă Mulher: Disque 180; PolĂcia Militar do Acre (PM-AC): 190; Delegacia Especializada de Atendimento Ă Mulher (Deam): (68) 3221-4799; Delegacias locais; Centro de Atendimento Ă VĂtima (CAV): (68) 99993-4701; Secretaria de Estado da Mulher (Semulher): (68) 99605-0657; e Casa Rosa Mulher: (68) 3221-0826

