Ícone do site ContilNet Notícias

Café: após tarifaço dos EUA, China libera 183 exportadoras brasileiras

Por

cafe:-apos-tarifaco-dos-eua,-china-libera-183-exportadoras-brasileiras

Café: após tarifaço dos EUA, China libera 183 exportadoras brasileiras

A Embaixada da China no Brasil, anunciou, neste domingo (3/8), que o país aprovou a habilitação de 183 novas empresas brasileiras de café para exportação ao mercado chinês. A medida entrará em vigor em 30 de julho de 2025, e terá validade de 5 anos.

A medida foi anunciada em um momento que o governo brasileiro busca negociar a tarifa de 50% imposta sobre o café do Brasil, que entrará em vigor em 6 de agosto.

O tarifaço de Donald Trump

Quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a tarifa de 50% ao Brasil era sobre todos os produtos brasileiros, mas, posteriormente, ele retirou as sanções de cerca de 700 produtos, como laranja e do setor aéreo, mantendo a taxa sobre o café .

A China é o principal parceiro comercial do Brasil em geral, asssim como os EUA são um grande comprador de carne bovina e suco de laranja do Brasil, entre diversos produtos.

Leia também

Apenas em junho, as exportações brasileiras de café para os EUA totalizaram 440.034 sacas de 60 quilos, 7,87 vezes mais do que as vendas do Brasil para a China, de quase 56 mil sacas naquele mês, de acordo com dados comerciais compilados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O Brasil fornece cerca de um terço da demanda de café dos EUA a cada ano, em um comércio avaliado em US$ 4,4 bilhões nos 12 meses encerrados em junho.

Sair da versão mobile