Fórum de Bioeconomia da Amazônia 2025 acontece de 20 a 23 de agosto em Rio Branco

Iniciativa tem como tema “Quem mais entende de Amazônia está aqui”

O Fórum de Bioeconomia da Amazônia 2025 será realizado em Rio Branco, Acre, nos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto, reunindo especialistas, empreendedores, comunidades tradicionais e investidores para evidenciar o potencial econômico e sustentável da Amazônia acreana.

Nesta terceira edição, o evento terá como destaque o aproveitamento do bambu como alternativa econômica sustentável, debatendo caminhos para um novo modelo de desenvolvimento integrado às demais cadeias produtivas do estado. A proposta é criar modelos econômicos viáveis que fortaleçam a sustentabilidade econômica, social e ambiental de produtos oriundos dessa matéria-prima, explorando seu uso aliado a outras produções regionais.

Uma das novidades de 2025 é a participação do Pacto Global e Rede Brasil, com o apoio da KPTL Venture Capital, que trarão para o fórum o Bioeconomy Amazon Summit (BAS). O objetivo é aproximar o ambiente empreendedor da bioeconomia dos investidores, mapeando desafios e oportunidades do ecossistema de bionegócios no Acre.

Fórum de Bioeconomia da Amazônia 2025 coloca o bambu no centro das discussões econômicas e sustentáveis. Foto: Reprodução

O evento é apoiado pelo Sebrae e pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, contando também com a presença de diversas instituições ligadas à inovação e à produção agroflorestal. Desde sua primeira edição, realizada em 2023, o fórum se consolidou como um espaço de valorização da sociobiodiversidade, reunindo mais de 500 participantes, entre comunidades, startups, pesquisadores, empresas e produtores locais.

Em anos anteriores, o evento apresentou produtos da floresta com forte apelo de sustentabilidade e tradição, como óleos naturais (copaíba, andiroba), extratos de árvores e plantas, chocolates artesanais, compotas de frutos da estação, açaí em diferentes formatos, mel de floradas amazônicas, artesanato com madeira de aproveitamento e sementes, gastronomia regional e cafés orgânicos de base florestal.

Em 2025, além do bambu, a programação manterá o destaque para cadeias produtivas já consolidadas, como o mel, os óleos vegetais de alto valor e o artesanato de marchetaria acreano, reconhecido por sua riqueza cultural.

Edição evidencia a potencialidade do bambu no Acre. Foto: Reprodução

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas via QR Code disponível nos materiais oficiais do evento. O Fórum de Bioeconomia da Amazônia 2025 acontecerá na sede do Sebrae Acre, localizada na Avenida Ceará, em Rio Branco.

PUBLICIDADE