O governo do Acre deu início neste sábado (9) à distribuição de mais de 120 toneladas de alimentos obtidos por meio da troca de ingressos para shows nacionais da Expoacre 50 anos. A ação, que beneficiará cerca de 5 mil famílias, contemplará mais de 50 instituições que atuam no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social em Rio Branco e municípios vizinhos.
A entrega simbólica aconteceu na Casa da Amizade, na capital acreana, reunindo autoridades, representantes das entidades e voluntários. Entre os presentes estavam o governador Gladson Cameli, a vice-governadora e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, além de lideranças comunitárias e organizadores do evento.
Cameli ressaltou que a iniciativa expressa um dos principais compromissos de sua gestão. “Esse é o lema do nosso governo, cuidar das pessoas. Essa entrega representa não só o compromisso do Estado, mas da população com o combate à fome no nosso Acre”, disse o governador, acrescentando que a Expoacre vai além do impacto econômico, criando uma rede de apoio a quem mais precisa. “Sou um gestor que cria pontes. Quando digo que a Expoacre é mais do que um evento, é exatamente disso que estou falando”, completou.

Vice-governadora destacou importância da iniciativa. Foto: Raylanderson Frota/ Secom
Mailza Assis destacou o valor social da proposta. “Aproveitamos a maior festa do nosso estado para promover solidariedade. Transformar ingressos em alimento significa transformar alegria em esperança. Esse é o básico, a primeira necessidade de todo ser humano, e precisamos unir forças para levar dignidade a quem mais precisa”, afirmou.

Arrecadação foi feita em parceria do governo e a Casa da Amizade. Foto: Raylanderson Frota/Secom
O resultado da campanha superou as expectativas, segundo a presidente da Casa da Amizade, Ivone Tavares. “Muitas pessoas nunca teriam oportunidade de ver seus artistas favoritos e, ao mesmo tempo, contribuir para ajudar quem precisa”, disse, adiantando que as próximas entregas também alcançarão cidades como Porto Acre, Bujari, Brasileia e Senador Guiomard.
Instituições como a Casa Lar Ester, que acolhe meninas vítimas de abuso e exploração sexual, estão entre as beneficiadas. Para a vice-presidente da entidade, Rebeca Belon, o apoio chega em um momento decisivo. “Nós dependemos totalmente de doações e esta chega em um momento muito importante. É alimento, mas também é um gesto de cuidado com nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Vice-governadora Mailza agradeceu representantes de instituições. Foto: Raylanderson Frota/Secom
O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, que coordenou a parceria com a Casa da Amizade, reforçou o significado da ação. “Esse momento aqui é o mais importante porque essa proposta do governo do Estado e da Casa da Amizade de converter os ingressos em alimentos… mais de 100 toneladas. A gente fica feliz, também como gestor direto que tratou do convênio, fico muito agradecido”, declarou.

Iniciativa deve beneficiar 5 mil famílias. Foto: Raylanderson Frota/Secom
Já Manoel Lima, o Garrincha, membro da coordenação, destacou a importância da agilidade na entrega. “A gente sabe muito bem que a entrega desses produtos não vai resolver o problema de todo mundo, mas vai ajudar com certeza muitas famílias que não têm nada hoje vão ter o que comer”, afirmou.
Com mais de 1,5 mil cestas distribuídas na primeira etapa, a expectativa é concluir a entrega total nas próximas semanas, reforçando o papel da Expoacre não apenas como vitrine econômica e cultural, mas também como instrumento de transformação social.

