Ícone do site ContilNet Notícias

Homem morre após contrair “ameba comedora de cérebro” em lago

Por Redação

Um morador do Missouri, nos Estados Unidos, morreu após ser infectado pela Naegleria fowleri, conhecida como “ameba comedora de cérebro”. O caso foi confirmado pelo Departamento de Saúde e Serviços para Idosos do estado em comunicado divulgado em 13 de agosto.

A vítima, cujo nome não foi revelado, teria contraído a infecção após praticar esqui aquático no Lago de Ozarks, um dos destinos turísticos mais movimentados da região. Dias depois, apresentou sintomas e precisou ser internado em uma UTI, mas não resistiu. A confirmação da doença veio por meio de teste laboratorial.

sasacvetkovic33 / Getty Images

O que é a Naegleria fowleri?

A Naegleria fowleri é uma ameba que vive em lagos, rios e lagoas de água doce aquecida. A infecção ocorre quando a água contaminada entra pelo nariz e atinge o cérebro, destruindo o tecido cerebral — quadro conhecido como meningoencefalite amebiana primária (MAP).

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), entre 1962 e 2024 foram registrados 167 casos da doença nos EUA. A taxa de mortalidade ultrapassa 97%, mesmo com tratamento.

Sintomas e prevenção

Apesar de extremamente rara, a doença tem evolução rápida e quase não deixa margem para tratamento, reforçando a importância da prevenção.

A Naegleria fowleri é uma ameba que pode ser encontrada na água, sendo a única espécie de Naegleria que infecta seres humanos //  KATERYNA KON / SCIENCE PHOTO LIBRARY / Getty Images

📌 Fonte: Departamento de Saúde do Missouri / CDC / National Library of Medicine / Metrópoles
✍️ Redação ContilNet Notícias

Sair da versão mobile