O legado de Chico Mendes, ícone da luta socioambiental na Amazônia, ganhou mais um capítulo com o lançamento do Prêmio Chico Vive, iniciativa do Estúdio Escarlate voltada a dar visibilidade a artistas e movimentos culturais que atuam em territórios tradicionais e periféricos da Amazônia e do Cerrado. O objetivo é projetar expressões culturais e ambientais que, apesar de sua relevância, raramente chegam aos grandes centros urbanos.
Iniciativa cultural homenageia Chico Mendes e revela novos talentos da Amazônia. Foto: Reprodução
A iniciativa faz parte de uma plataforma digital dedicada ao seringalista, cujo destaque é o longa-metragem Chico Mendes, dirigido por Sérgio Machado e Sérgio de Carvalho, e que conta com os atores Jorge Paz e Bruno Gagliasso no elenco. Bruno interpreta Darci Alves Pereira, condenado pelo assassinato do líder acreano, enquanto Jorge dá vida ao próprio Chico Mendes. O projeto também reúne Joana Henning na produção e inclui um documentário biográfico a ser lançado durante a COP30, em Belém, no próximo mês de novembro.
Além da obra cinematográfica, o Estúdio Escarlate investiu em produções audiovisuais sustentáveis, oficinas de formação para jovens cineastas da Amazônia, uma TV digital e atividades socioambientais no Acre. Entre elas, ações e oficinas realizadas durante a Semana Chico Mendes, no fim do último ano, que reforçaram a memória e a história do líder assassinado em Xapuri, em 1988.
O lançamento do prêmio, ocorrido na última quinta-feira (7), em São Paulo, reuniu nomes como Mariana Ximenes, Gabriel Leone e Rafael Dragaud, além da equipe do Estúdio Escarlate. Para os organizadores, a iniciativa chega em um momento emblemático, no qual a Amazônia volta a ser foco das discussões globais com a realização do maior evento climático da ONU no Brasil, reforçando Chico Mendes como símbolo de resistência e compromisso com a preservação da terra.
Em dezembro de 2024, o governador do Acre, Gladson Cameli, recebeu a equipe do Estúdio Escarlate, que iniciou uma imersão no estado para a produção de um documentário sobre o líder seringueiro. Na ocasião, o gestor colocou o Estado à disposição para atender tudo o que for necessário.
