Barroso diz que STF cumpriu dever de preservar o Estado de direito

Por AgĂȘncia Brasil 25/09/2025


Logo AgĂȘncia Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta quinta-feira (25) que a Corte cumpriu seu dever de manter o Estado de direito no país. Barroso diz que STF cumpriu dever de preservar o Estado de direitoBarroso diz que STF cumpriu dever de preservar o Estado de direito

A declaração foi feita durante a Ășltima sessĂŁo do ministro Ă  frente do STF. Na prĂłxima semana, Barroso completarĂĄ mandato de dois anos e serĂĄ sucedido pelo ministro Edson Fachin no comando da Corte. 

NotĂ­cias relacionadas:

“Apesar do custo pessoal de seus ministros e o desgaste de decidir as questĂ”es mais divisĂ­veis da sociedade brasileira, O STF cumpriu bem o seu papel de preservar o Estado de direito e de promover dos direitos fundamentais”, afirmou. 

Sobre o protagonismo do Supremo, Barroso disse que, devido ao “mundo polarizado”, o Congresso nĂŁo consegue votar as questĂ”es necessĂĄrias para o paĂ­s, e a tarefa fica para a Corte. 

“HĂĄ complexidades nesse modelo que reserva para o STF esse papel, porĂ©m, cabe enfatizar que esse Ă© o arranjo institucional que nos proporcionou 37 anos de democracia e estabilidade institucional. Nesse perĂ­odo nĂŁo houve desaparecidos [polĂ­ticos], ninguĂ©m foi torturado, aposentado compulsoriamente e todos os meios de comunicação se manifestam livremente”, completou. 

Na próxima segunda-feira (29), os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes tomarão posse nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Fachin sucederå a Barroso, que completarå mandato de dois anos no cargo. 

>> Siga o canal da AgĂȘncia Brasil no WhatsApp

Perfil

Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Edson Fachin tomou posse no Supremo em junho de 2015. O ministro nasceu em Rondinha (RS), mas fez carreira jurídica no Paranå, onde se formou em direito pela Universidade Federal do Paranå (UFPR).

No STF, foi relator das investigaçÔes da Operação Lava Jato, do processo sobre o marco temporal para demarcaçÔes de terras indígenas e do caso que ficou conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual foram adotadas diversas medidas para diminuir a letalidade policial durante operaçÔes contra o tråfico de drogas no Rio de Janeiro. 

Relator das açÔes penais da trama golpista, Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O ministro foi empossado no cargo em março de 2017. Ele foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer para suceder o ministro Teori Zavascki, falecido em um acidente de avião naquele ano.

Antes de chegar ao STF, Moraes tambĂ©m ocupou diversos cargos no governo de SĂŁo Paulo, onde foi secretĂĄrio de Segurança PĂșblica e de Transportes. Ele tambĂ©m foi ministro da Justiça no governo Temer.

 

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.