Charlie Kirk, 31 anos, líder da organização conservadora juvenil Turning Point USA, foi baleado durante uma palestra no campus da Utah Valley University, em Orem, nesta quarta-feira (10/9), e morreu horas depois. O disparo ocorreu por volta de 12h20 (hora local), quando o evento havia começado há cerca de 20 minutos. A universidade confirmou que o atirador não foi capturado e que o campus foi imediatamente fechado.
Segundo a instituição, um único tiro partiu nas proximidades do Losee Center, prédio a cerca de 200 metros do local do comício. Testemunhas relataram pânico e muito sangue após o disparo. Equipes federais — FBI e ATF — foram acionadas e seguem investigando o caso, enquanto a polícia de Utah realiza buscas pelo suspeito.
Horas após o ataque, aliados políticos e figuras públicas manifestaram pesar. Em sua rede social, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, lamentou a morte de Kirk e enviou condolências à família. A confirmação do óbito também foi comunicada pelo porta-voz de Kirk, Andrew Kolvet.
Charlie Kirk, um influenciador de direita, foi baleado em um evento em Utah na quarta-feira. Crédito… — Foto: Anna Watts/New York Times
Antes do disparo, um participante afirmou que perguntas provocativas sobre “atiradores” foram feitas a Kirk. Ele chegou a iniciar a resposta quando o tiro foi ouvido. A motivação do ataque ainda não foi esclarecida oficialmente.
O caso aumenta o número de ocorrências com armas de fogo em ambientes educacionais nos EUA em 2025 e reacende debates sobre segurança em campi universitários. O governador de Utah, Spencer Cox, disse acompanhar o caso e prometeu responsabilização total dos envolvidos.
Fonte: O Globo
Redigido por Contilnet
