Ícone do site ContilNet Notícias

Cineasta que morreu em acidente aéreo no Pantanal dirigiu documentário sobre queda do avião da Chapecoense

Por Geovany Calegário, ContilNet

O cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz está entre as quatro vítimas de um acidente com avião de pequeno porte ocorrido na noite de terça-feira (23/9) em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Reconhecido pelo trabalho em produções documentais, ele dirigiu a série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicada ao Emmy Internacional.

A produção, feita em parceria com a Pacha Films para a HBO, explorou os bastidores do acidente aéreo que matou a delegação da Chapecoense em 2016, quando a equipe viajava para disputar a final da Copa Sul-Americana. O documentário destacou-se por retratar o impacto da tragédia no esporte e na vida das famílias das vítimas.

Luiz Fernando dirigiu o documentário Dossiê Chapecó, indicado ao Emmy Internacional/Foto: Cedida

Além de Dossiê Chapecó, Luiz Fernando Feres esteve à frente de outros projetos de relevância internacional, como a série To Win or To Win, sobre o clube árabe Al Nassr FC, e o documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto português Álvaro Siza, exibido em festivais em vários países.

O acidente também vitimou o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto Kongjian Yu e o documentarista Rubens Crispim Jr. A queda ocorreu na zona rural, na Fazenda Barra Mansa, conhecida por ter sido cenário da novela Pantanal da TV Globo. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Sair da versão mobile