O Festival Estadual da Canção 2025 tem revelado não apenas talentos musicais, mas também histórias marcadas pela emoção e pelo sonho de seguir carreira artística. Entre os participantes da categoria Ensino Médio, duas jovens dividiram suas expectativas e sentimentos antes de subir ao palco do Teatro Universitário da UFAC, em Rio Branco.
A estudante Annelise, de 16 anos, aluna do IFAC, participou pela primeira vez de um concurso de música. Ela escolheu interpretar If I Ain’t Got You, da cantora norte-americana Alicia Keys, um clássico que exigiu técnica e emoção. Nervosa antes da apresentação, contou que conseguiu administrar melhor a ansiedade ao longo de suas aulas de música. “Está sendo uma oportunidade perfeita para eu exteriorizar todo o conhecimento que adquiri ao longo do tempo”, afirmou.
Annelise destacou ainda que sua experiência começou na igreja, mas foi na escola que conseguiu lapidar seu talento. Com um sorriso de gratidão, deixou uma mensagem ao público acreano: “Essa é uma oportunidade muito legal e eu quero chamar vocês para participar e não perder essa chance única que estamos tendo aqui”.
Outra participante que compartilhou suas expectativas foi Fernanda Velegas, estudante do primeiro ano do Colégio Senador Adalberto Sena. Ela escolheu a canção Manancial, do grupo Diante do Trono, e contou que o desafio maior era equilibrar o nervosismo com a tranquilidade necessária para entregar uma boa apresentação. “A expectativa é de chegar lá no palco, soltar tudo, mas com tranquilidade também. O nervosismo é inevitável, mas a gente tenta controlar”, disse.
Fernanda revelou que já tem experiência em cantar na igreja e em apresentações da escola de música. Questionada sobre o que faria com a premiação em caso de vitória, mostrou maturidade ao afirmar que ajudaria sua família. “Pretendo contribuir com os alimentos, as contas de casa e também apoiar meus pais. Na carreira, esse prêmio vai me incentivar ainda mais a continuar”, explicou.
Histórias como a de Annelise e Fernanda representam a essência do Festival Estadual da Canção: um espaço que abre portas, dá visibilidade e fortalece sonhos de jovens acreanos que encontram na música uma forma de expressão e de esperança para o futuro.
Veja o vídeo:
