Ícone do site ContilNet Notícias

Mendonça é sorteado para relatar habeas corpus em processo do golpe

Por Redação

O ministro André Mendonça foi sorteado como relator do habeas corpus apresentado por Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel réu no núcleo 3 da trama golpista investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido alega “nulidades processuais insanáveis, flagrante excesso de prazo da prisão preventiva e ausência dos requisitos legais para a custódia cautelar”. O relator do processo principal, ministro Alexandre de Moraes, não participou do sorteio.

Mesmo que Mendonça acate o habeas corpus, a decisão não suspenderá as ações referentes aos demais núcleos — incluindo o chamado núcleo central, que começa a ser julgado nesta terça-feira (2).

O ministro do STF André Mendonça. Foto: Andressa Anholete/STF

Núcleo 3: militares e PF na mira

O processo contra o núcleo 3 está na fase de alegações finais. Os réus são acusados de atacar o sistema eleitoral, articular a ruptura institucional e até planejar assassinatos de autoridades. A lista inclui nove militares de alta patente e um agente da Polícia Federal:

Eles respondem pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de bem tombado.

O julgamento ainda não tem data definida e ocorrerá na Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.


📌 Fonte: STF / PGR
✍️ Redigido por ContilNet

Sair da versão mobile