Ícone do site ContilNet Notícias

Prêmio Golden Eye: Wagner Moura recebe homenagem no Festival de Cinema de Zurique

Por

premio-golden-eye:-wagner-moura-recebe-homenagem-no-festival-de-cinema-de-zurique

Prêmio Golden Eye: Wagner Moura recebe homenagem no Festival de Cinema de Zurique

Wagner Moura, 49 anos, foi homenageado nesta sexta-feira (26/9) no Festival de Cinema de Zurique, na Suíça, com o prêmio Golden Eye, por sua história como ator, diretor e produtor. O evento europeu, que está na 21ª edição, começou na última quinta (25/9) e seguirá até 5 de outubro.

A conquista foi registrada em foto pelo cineasta Kleber Mendonça Filho, que compartilhou a imagem do ator segurando o troféu. O diretor assina a obra mais recente de Moura, “O Agente Secreto”, produção brasileira que também marcou presença no festival.

Veja as fotos

Wagner Moura ganhou homenagem no Festival de Cinema de ZuriqueFoto: Divulgação
Wagner Moura em CannesReprodução/Deadline
Wagner Moura em “Ladrões de Drogas”Divulgação: AppleTV+
Wagner Moura no filme brasileiro “O Agente Secreto”Reprodução

Corrida pelo Oscar

“O Agente Secreto”, ambientado em 1977 no Recife (PE), acompanha Marcelo (interpretado por Moura), especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de tranquilidade, mas se vê envolvido em tensões políticas e sociais. O longa será o representante oficial do Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2026.

O thriller político estreará nos cinemas brasileiros em 6 de novembro, com exibições especiais já programadas para setembro e outubro. O elenco reúne ainda Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes.

Reconhecimento internacional

A produção de Kleber Mendonça Filho estreou no Festival de Cannes, onde conquistou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor. Também recebeu o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e o Art et Essai, da AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai).

Além disso, venceu como Melhor Filme no Festival de Cinema de Lima e foi eleito Melhor Filme Internacional no Festival de Cinema de Jerusalém, consolidando a trajetória internacional da obra.

Sair da versão mobile