O secretário de Educação, Cultura e Esporte de Acrelândia, Huruey Lima dos Reis, é investigado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) por assédio moral contra servidores da pasta.
O órgão abriu um inquérito civil para apurar denúncias de humilhações, constrangimentos, ameaças de punição e demissão sem motivo técnico, além de relatos de isolamento proposital de servidores. Há ainda suspeitas de concussão, envolvendo ordens para que servidores realizassem serviços para benefício pessoal do gestor.
O secretário é investigado pelo MP/Foto: Reprodução
O MP-AC encaminhou um ofício à Prefeitura de Acrelândia solicitando a instauração de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e que as vítimas sejam atendidas pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV). Estão previstos depoimentos do secretário, de servidores e testemunhas, além da coleta de documentos e informações que auxiliem na investigação. A polícia do município também foi acionada para apurar possíveis crimes contra a honra.
Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o prefeito de Acrelândia, Olavo Francelino de Rezende, afirmou que o secretário continuará no cargo enquanto a sindicância interna e o procedimento do MP estiverem em andamento. Segundo ele, Huruey Lima chamou as acusações de exageradas e o gestor garante que não tinha conhecimento de pedidos de serviços pessoais feitos a servidores.
“Por enquanto ele continua. Enquanto realizamos sindicância interna e aguardamos o andamento do procedimento do MP”, disse.
O secretário deve se posicionar oficialmente sobre as denúncias nesta segunda-feira (8).
