No mês de setembro, a Colônia Renascer, localizada na Vila Triunfo (Plácido de Castro), foi palco de um encontro especial para os produtores de bovinocultura de leite atendidos pelo projeto ATeG Total. Durante o evento, foi realizada a reunião de benchmarking e a entrega do Diagnóstico Produtivo Individualizado (DPI) do primeiro ano de atendimento.
O documento entregue permite que os produtores comparem seus resultados, identifiquem melhorias e reconheçam o crescimento alcançado, além de indicar os pontos que ainda serão trabalhados no segundo ano do ciclo da ATeG, que tem duração total de dois anos.
A entrega dos diagnĂłsticos marcou um momento importante para a pecuária leiteira local, evidenciando o papel da ATeG Total na organização das propriedades, no fortalecimento da gestĂŁo e na melhoria contĂnua dos processos produtivos.

Produtores compararam resultados e traçaram próximos passos para o 2º ano do ciclo da ATeG/Foto: Ascom
Depoimentos
Para Gilmar da Silva, produtor rural da ColĂ´nia 4 IrmĂŁos, a mudança já Ă© visĂvel:
“Já mudou muita coisa na minha propriedade, mas o que mais mudou foi a minha cabeça. Já tenho consciĂŞncia de que preciso comprar vacas melhores para incrementar a minha produção. Nossa tĂ©cnica foi uma bĂŞnção na vida de todos que estĂŁo sendo atendidos pelo Senar.”
De acordo com Stefanye Torres, coordenadora da ATeG no Senar – Acre, o benchmarking foi fortalecido dentro do projeto:
“A reuniĂŁo de benchmarking Ă© uma reuniĂŁo dupla – de apresentação e comparação de resultados. Anteriormente ao projeto ATeG Total, a Regional trabalhava com este momento apenas no fim do ciclo de 2 anos de atendimento. Agora, todos os grupos atendidos pelo ATeG Total sĂŁo reunidos ao fim do primeiro ano de atendimento. Desta forma, Ă© possĂvel trabalhar pontos de forma crucial nos 12 meses seguintes, traçando objetivos a curto, mĂ©dio e longo prazo. O grupo, consequentemente, acaba mais organizado conjuntamente com apoio dos tĂ©cnicos de campo.”
O produtor Marcos Antônio Barroso Bezerra, proprietário da Colônia Renascer, também destacou a diferença da assistência técnica:
“Já tive experiĂŞncias negativas anteriormente, mas o Senar mudou essa visĂŁo. Nunca tinha visto um atendimento como este aqui na propriedade. Nossa tĂ©cnica orienta com instruções que nenhum de nĂłs teria condição de realizar sozinhos. Nunca tivemos uma assistĂŞncia tĂ©cnica desta qualidade, e tambĂ©m vamos aprendendo uns com os outros.”
Para Maria Angélica do Nascimento, médica veterinária e técnica de campo do Senar – Acre, os resultados são motivo de orgulho:
“Os resultados de um ano de atendimento foram gratificantes. Muitos produtores saĂram de resultados negativos, encontrando mudanças dentro e fora da propriedade rural. A ATeG está transformando a vida dos moradores do municĂpio para melhor, disso nĂŁo temos dĂşvida.”







