Sol, vento, fumaça, poluição, produtos químicos, poeira. Tudo que entra em contato com a nossa pele pode causar danos. Por outro lado, muitas consequências negativas podem surgir da má alimentação, efeitos adversos de medicamentos e sedentarismo. Nesse contexto, como podemos proteger a nossa pele?
Leia também
-
Eliana revela segredo de beleza para manter a pele bonita aos 52 anos
-
Esfoliação da pele: 9 perguntas para entender riscos e cuidados
-
5 etapas de pré e pós-treino para manter a pele bonita e saudável
-
Óleo anti-inflamatório hidrata a pele e melhora a saúde dos cabelos
Segundo a dermatologista Mônica Aribi, reduzir a exposição a esses agressores e manter hábitos de vida saudáveis, com uma rotina de skincare adequada e uso de fotoprotetor, causam uma profunda mudança na qualidade da pele.
Assim, com a ajuda da especialista, listamos abaixo sete principais atitudes diárias que devemos tomar para melhorar a saúde da nossa pele. Confira:
Skincare
Alto Astral/Reprodução
A limpeza da pele é essencial para remover impurezas, excesso de oleosidade e maquiagem
Pexels
Cuidar da pele diariamente garante uma boa textura e previne o envelhecimento
Getty Images/Halfpoint Images
Diversos princípios ativos podem ser usados no skincare
Aleksandra Shamomina/EyeEm/Getty Images
Usar filtro solar
A exposição solar sem fotoproteção é o mais importante agressor da pele, por isso o protetor solar é colocado como o creme antienvelhecimento mais importante. “A radiação afeta a pele de diversas maneiras, mas quando a exposição é crônica, há um dano cumulativo com lesões, inclusive, no DNA das células, provocando reações de mutação celular. Como consequência, surgem o fotoenvelhecimento precoce, inflamação, melasma e um aumento do risco de câncer de pele”, destaca Mônica.
O protetor, segundo ela, deve ser eficiente contra as radiações UVA e UVB. No entanto, é cada vez mais recomendado o filtro solar de amplo espectro, que protege também da luz visível e do calor.
“Esse protetor deve contar com filtros físicos, como o óxido de zinco e dióxido de titânio, associado a filtros químicos para aumentar o grau de fotoproteção, mas também pode incluir antioxidantes na fórmula. Além do filtro, evite a exposição direta ao sol depois das 10 horas da manhã até às 16 horas, para evitar o dano oxidativo e a produção de enzimas que degradam colágeno, resultando em uma pele mais flácida, com rugas e manchas”, diz a médica.
Skincare em dia
Ter uma rotina de cuidados diários é muito importante para a beleza e saúde da pele. Você não precisa dos exaustivos 10 passos de beleza da rotina oriental: é só seguir o básico. “Os passos de limpeza, hidratação e fotoproteção são essenciais para manter a pele cuidada e saudável. Consulte sempre um dermatologista, para prescrição de substâncias rejuvenescedoras como alfa e poli-hidroxiácidos, retinóides, vitamina C, ácido ferúlico, Vitamina E, peptídeos, antioxidantes e fatores de crescimento. Elas colaboram muito para a hidratação, luminosidade e textura da pele”, explica Mônica.
Leia a matéria completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

