A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, afirmou em entrevista à imprensa, nesta quinta-feira (16), que o estado vive atualmente o melhor momento dos últimos 10 anos em relação à cobertura vacinal.
Renata Quiles, afirmou em entrevista à imprensa, nesta quinta-feira (16), que o estado vive atualmente o melhor momento dos últimos 10 anos em relação à cobertura vacinal/Foto: ContilNet
Apesar dos avanços, ela destacou que o Acre ainda não alcançou as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Segundo Renata, mesmo antes da pandemia, o Acre sempre registrou índices baixos de vacinação em comparação com o restante do país. A situação chegou a colocar o estado nas últimas posições do ranking nacional.
“Mesmo há dez anos, muito antes da pandemia, o estado do Acre sempre manteve baixas coberturas vacinais. A gente sempre ocupou a última posição em relação a todo o Brasil. E hoje estamos ali na quinta posição de trás para frente”, explicou.
A coordenadora reforçou que, embora ainda distante do ideal, o cenário atual representa um avanço significativo, com maior adesão da população e esforços intensos das equipes de saúde.
“Melhoramos um pouco, temos muito a avançar ainda, mas hoje vivemos um momento muito melhor do que antes”, completou.
