Ícone do site ContilNet Notícias

Anvisa autoriza uso do Mounjaro contra apneia do sono em pessoas com obesidade

Por

Anvisa autoriza uso do Mounjaro contra apneia do sono em pessoas com obesidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu sinal verde para o uso do medicamento Mounjaro no tratamento da apneia do sono em pessoas obesas. A autorização foi oficializada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (20/10).

A apneia do sono é caracterizada por pausas repetidas na respiração durante o repouso noturno, o que pode causar uma série de complicações e aumentar o risco de outras doenças.

O Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepatida — substância que já havia sido aprovada pela Anvisa anteriormente para o tratamento do diabetes tipo 2.

Veja as fotos

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Em setembro, o laboratório fabricante divulgou resultados de uma pesquisa indicando que o medicamento “reduz o risco de evolução para diabetes em 94% dos adultos com pré-diabetes”.

Apesar de a indicação principal do remédio, conforme a bula, ser o controle do diabetes tipo 2, o Mounjaro ganhou popularidade também por promover perda de peso. A tirzepatida atua imitando os hormônios intestinais GLP-1 e GIP, que contribuem para regular os níveis de glicose e controlar o apetite.

O medicamento desembarcou oficialmente no mercado brasileiro em maio deste ano, após o lançamento global feito pela farmacêutica Eli Lilly em abril. No início da comercialização, o tratamento mensal tinha preço a partir de R$ 1,4 mil.

Sair da versão mobile