O comediante acreano Rafael Barbosa é o protagonista do mais recente episódio do projeto “Histórias de Terapia”, iniciativa de Lucas Galdino e Alexandre Simone que visa dar voz a brasileiros de diferentes regiões, destacando suas experiências e superações. O episódio, produzido em parceria com a UNICEF, traz a história de Rafael e de sua filha, Agatha, de 6 anos, mostrando como vivem os impactos das enchentes no bairro Baixada da Sobral, em Rio Branco.
Toda vez que começa a chover, Agatha entra em alerta: guarda os brinquedos, organiza os cadernos e separa suas roupas. A água entra rápido na casa onde mora com o pai, e juntos eles já perderam fogão, cama e armário em enchentes anteriores. Atualmente, usam tijolos empilhados para levantar os móveis e tentar proteger seus pertences. Mesmo assim, enfrentam longas horas presos em casa, sem luz, sem internet e, em dias de alagamento da escola, sem aula.

Rafael Barbosa é referência artística da Baixada da Sobral/Foto: Reprodução
Cansado da situação recorrente, Rafael começou a usar o humor como forma de denúncia. Seu primeiro vídeo satirizando as enchentes viralizou, tornando-o uma voz ativa na comunidade. Além disso, organizou manifestações pacíficas para cobrar ações do poder público, enfrentando inclusive agressões e detenção durante um protesto, quando o bairro voltou a alagar.
Hoje, Rafael utiliza suas redes sociais para mostrar a realidade da Baixada da Sobral, alertando sobre os impactos ambientais, o descaso das autoridades e a falta de saneamento básico. No meio de tudo isso, também ensina à filha a importância de continuar tentando e lutando por melhorias.
O episódio completo está disponível no site historiasdeterapia.com e integra a parceria entre o UNICEF Brasil e o Histórias de Terapia, voltada para alertar sobre os efeitos das mudanças climáticas na vida de crianças e adolescentes no país.
