Damares pede a Moraes autorização para visitar Braga Netto

Por Metrópoles 17/10/2025

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) pediu ao ministro  Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permissão para visitar o general Walter Souza Braga Netto, preso desde novembro do ano passado, no Rio de Janeiro.

Ex-ministra do governo Bolsonaro, Damares afirmou que a visita não tem natureza pessoal ou partidária, mas está vinculada ao exercício do mandato dela como senadora.

“A visita tem por objetivo o acompanhamento da situação do custodiado, por razões humanitárias, considerando o decurso de mais de 10 (dez) meses de reclusão”, disse a senadora.

Damares concluiu que a ida ao Rio de Janeiro para visitar o general é para garantir os “princípios do devido processo legal, da dignidade da pessoa humana e da legalidade nas medidas restritivas de liberdade”.

Leia também

A senadora concluiu que a ida ao Rio de Janeiro para visitar o general é para garantir os “princípios do devido processo legal, da dignidade da pessoa humana e da legalidade nas medidas restritivas de liberdade”.

Braga Netto está preso desde novembro do ano passado, após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, que resultou em sua condenação a 26 anos de prisão.

Caso seja autorizada, esta será a segunda vez que Damares visita o general no Comando da 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Em abril, a parlamentar também esteve no local, acompanhada do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Damares pede a Moraes autorização para visitar Braga Netto5 imagensGeneral Braga Netto está preso desde dezembroO general Braga Netto foi preso no âmbito da investigação sobre trama para impedir que Lula tomasse posseO general é o primeiro oficial de quatro estrelas a ser preso, desde o fim do regime militarWalter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022.Fechar modal.Damares pede a Moraes autorização para visitar Braga NettoDamares pede a Moraes autorização para visitar Braga Netto1 de 5

O general Braga Netto

Igo Estrela/MetrópolesDamares pede a Moraes autorização para visitar Braga Netto2 de 5

General Braga Netto está preso desde dezembro

© Fernando Frazão/Agência Brasil
Damares pede a Moraes autorização para visitar Braga Netto3 de 5

O general Braga Netto foi preso no âmbito da investigação sobre trama para impedir que Lula tomasse posse

Fernando Frazão/ Agência BrasilDamares pede a Moraes autorização para visitar Braga Netto4 de 5

O general é o primeiro oficial de quatro estrelas a ser preso, desde o fim do regime militar

Reprodução TV JustiçaDamares pede a Moraes autorização para visitar Braga Netto5 de 5

Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022.

Reprodução TV Justiça

 

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.