O acúmulo de gordura no fígado — condição também conhecida como esteatose hepática — é cada vez mais comum e exige atenção à alimentação. Uma forma simples e eficaz de colaborar com a recuperação do fígado é apostar em frutas de baixo valor calórico e ricas em fibras, antioxidantes e pouco açúcar livre.
Leia também
-
Gordura no fígado: hábitos que ajudam a reverter a esteatose hepática
-
Fibrose hepática: como reverter quadro grave no fígado, segundo médica
-
Especialista explica os riscos de fazer desintoxicação do fígado
-
Suspeita de gordura no fígado? Saiba quais são os principais sintomas
Entre elas, destaca-se a maçã: consumir maçãs com frequência está associado a menor risco de esteatose hepática, graças à pectina (fibra solúvel que ajuda a “limpar” gorduras e toxinas) e aos seus polifenóis anti-inflamatórios.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Além da maçã, outras frutas como o grapefruit (toranja) e pequenas frutas vermelhas (como amoras e mirtilo) também apresentam compostos que favorecem a saúde hepática: a toranja contém naringenina, que estimula enzimas de queima de gordura, e os frutos vermelhos têm antocianinas poderosas que reduzem o estresse oxidativo no fígado.
No entanto, vale destacar que frutas não são, de forma única, um “remédio”: sua eficácia vem integrada a um estilo de vida saudável — alimentação equilibrada, atividade física e manutenção de peso.
O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória
Getty Images2 de 8
Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais
Getty Images3 de 8
Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável
Getty Images4 de 8
Praticar atividade física é essencial
Getty Images5 de 8
Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz
Getty Images6 de 8
O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono
Getty Images7 de 8
Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias
Getty Images8 de 8
Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado
Getty Images
Para tirar o melhor proveito, opte por comer a fruta inteira (com casca, quando possível) para preservar fibras, ao invés de sucos que concentram açúcar. Prefira servir-se de uma maçã como lanche ou adicione-a às suas refeições com iogurte ou salada.
Assim, você oferece ao seu corpo nutrientes ativos e pouco impacto calórico — uma combinação estratégica para quem busca apoiar o fígado com consciência e sabor.

