ContilNet Notícias

Desfiles do Festival Fashion Meeting celebram faces da moda brasileira

Por

Desfiles do Festival Fashion Meeting celebram faces da moda brasileira

A 12ª edição do Festival Fashion Meeting, realizada em São Paulo, celebrou o melhor da moda nacional com uma programação de talks com profissionais de destaque no mercado criativo, desfiles de etiquetas renomadas e experiências imersivas que promoveram ricas trocas entre o público, marcas e estilistas. O grande destaque do dia foi a exaltação da brasilidade, refletida nos looks apresentados pelas marcas que integraram o line-up da quarta-feira (29/10): Salinas, Letícia Manzan, Piauí Moda House e Priscilla Whitaker.

Vem conferir!

foto com cor. desfile letícia manzan - metrópolesO Festival Fashion Meeting ocorre nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo

Alto verão Salinas

A marca de beachwear abriu a programação do evento com sua coleção de alto verão 2026 com um detalhe que cativou o público: os modelos desfilaram ao lado de cinco cães disponíveis para adoção. Em parceria com a ONG paulista Grata Pata, a iniciativa simbólica surpreendeu o público presente e destacou o papel social da moda.

Leia também

A ONG Grata Pata é uma iniciativa de Ana Silvia e Braulio Zorzella

 

A Grata Pata possui esoaço físico em Cotia, São Paulo, para cuidar dos pets

 

Todos os cachorros que participaram do desfile estavam disponíveis para adoção

Para as novas peças, a etiqueta preparou uma estampa exclusiva, em parceria com o Manacá Estúdio, intitulada Underwater, e que foi trabalhada em fios acetinados ou de lurex texturizados e brilhosos. O tom praiano também foi explorado nas estrelas com efeito 3D, que fazem parte dos modelos de biquíni da linha Starfish. Tricôs e crochês também marcaram a passarela, destacando o DNA artesanal da marca.

Coleção de alto verão 2026 da marca de beachwear Salinas

 

As lycras com tramas diferenciadas receberam fios acetinados ou de lurex, garantindo brilho e textura únicos

Já os acessórios podem ser considerados os verdadeiros protagonistas do desfile: a proposta maximalista e voltada para o uso do dourado trouxe um tom elegante e, ao mesmo tempo, lúdico para os looks. Entre os destaques estão braceletes, chapéus, colares, correntes em estilo de cinto com o nome da marca e bag charms com conchas e outros elementos.

Os maxicolares com conchas também se destacaram

 

Os bag charms se consolidaram como tendência em 2025

 

As belly chains vem ganhando força entre o público

Em alguns momentos, as modelos foram vistas carregando decorações em formato de animais marítimos, como peixes e um cavalo-marinho, que foram feitas no Peru e também irão integrar o catálogo da marca.

As criaturas marítimas foram pensadas como decoração

 

O DNA solar da marca esteve presente em toda a coleção

 

As decorações foram feitas no Peru

Brasilidade e glamour nas peças de Letícia Manzan

A marca homônima da estilista Letícia Manzan elevou elementos da cultura brasileira a um patamar glamouroso, trazendo o crochê como um dos principais destaques para sua coleção. Manzan também explorou rendas, bordados e diferentes texturas em tons suaves para o resort verão 2026, que coincide com o marco de 10 anos de existência da etiqueta.

O desfile celebrou a brasilidade

 

A beleza do desfile foi assinada por Celso Kamura

 

Camisa doce de coco bordada com búzios e calça modelo aladim

Intitulada Flores da Amazônia, a coleção conta ainda com a técnica de patchwork e a manualidade dos babados. A artesania também se fez presente no desfile por meio dos tecidos trabalhados, como renda, seda leve e jeans. Para complementar os looks, foram usadas redes de pesca, pérolas, madreperólas e conchas naturais.

O styling do desfile foi assinado por Daniel Ueda

 

O modelo remete ao DNA de festa da marca, trazendo mais de 15 flores em canutilho

 

O vestido de guipire bordado com búzios e conchas conta com mais de 10 mil adornos feitos à mão

Piauí Moda House celebra moda autoral do estado

O coletivo Piauí Moda House desfilou criações autorais de quatro marcas piauienses, celebrando a brasilidade característica do estado. A idealizadora e curadora do projeto, Raquel Dias, revelou à coluna Ilca Maria Estevão que as roupas foram produzidas com propósito, afeto e identidade.

Entre as etiquetas participantes do projeto, estão: Ana Maria Slow Life, Isa Moema, Malhara Brandão e Douglas Richard. O desfile marca 10 anos de trajetória do Piauí Moda House, e segue o tema Autenticidade é fazer História, reforçando o papel que a plataforma tem de agir como ponte entre as marcas e vitrines da moda brasileira.

Arara de roupas nos bastidores

 

Vestido com pintura

 

O Piauí Moda House é um coletivo que impulsiona marcas de moda

Dias também destaca a presença da carnaúba, árvore-símbolo do estado, em bolsas, e de joias da região em colares, anéis e brincos.

Uso da carnaúba em acessórios

 

O propósito do projeto é reafirmar que o Piauí tem voz, estilo e identidade própria

 

O Piauí Moda House celebra, em 2025, 10 anos de trajetória

Florescer no cotidiano, com Priscilla Whitaker

A designer de sapatos Priscilla Whitaker apresentou a coleção Urban Blossom, que celebra a mulher paulista e sua garra para vencer os desafios do dia a dia com estilo próprio. Entre as silhuetas de destaque, estão os sapatos com formato de borboletas e os detalhes de amarração no tornozelo.

Silhueta de borboleta

 

Coleção Urban Blossom

 

Amarração no tornozelo

Street style

O público presente no evento também se destacou no quesito produção de looks, cada um refletindo personalidade e estilo próprios. Confira alguns destaques:

7 imagensFechar modal.1 de 7

Natalie Cerejo

Pedro Iff/Metrópoles2 de 7

Alana Marins

Pedro Iff/Metrópoles3 de 7

Syngred Sebinelli

Pedro Iff/Metrópoles4 de 7

Hanna Herzog

Pedro Iff/Metrópoles5 de 7

BruninhoGgs, Fernando Alves, Roberta Hernandez e Ana Pagano

Pedro Iff/Metrópoles6 de 7

Adriana Marchi

Pedro Iff/Metrópoles7 de 7

Paula Correa e Vitória Tinoco

Pedro Iff/Metrópoles

Sair da versão mobile