O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (31/10) que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro em comparação ao trimestre móvel anterior, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. A taxa tem o menor patamar da série histórica, que teve início em 2012.
A pesquisa mostra que a taxa de desocupação no país recuou 0,2 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, quando ficou em 5,8%. O desemprego teve uma queda também em comparação com setembro de 2024, quando foi registrada uma taxa de 6,4%.
Veja as fotos
Em relação ao trimestre, o IBGE calcula uma população desocupada no país de 6,045 milhões, o menor contingente da série histórica. Esse número mostra uma queda de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e 3,3% na comparação trimestral.
Ainda segundo o instituto, a população inserida no mercado de trabalho permaneceu estável e em patamar recorde, em 102,4 milhões. Já o nível da ocupação ficou em 58,7%. O total de ocupados teve um crescimento de 0,1% na comparação trimestral e 1,4% na anual.
Outro número positivo foi de empregados com carteira assinada, que renovou recorde e atingiu 39,229 milhões.
A renda média real habitual dos trabalhadores também bateu recorde de R$ 3.507, crescendo 0,3% no trimestre e 4% no ano.

