O som constante das abelhas faz parte da rotina de Lucas da Rocha Ribeiro, produtor rural de Cacoal (RO). Apaixonado pela atividade desde a infância — quando acompanhava o pai nas primeiras caixas do quintal —, ele hoje mantém 27 colmeias de Apis mellifera (as “abelhas europeias”) e transformou a tradição familiar em principal fonte de renda.
A virada veio ao se associar à Cooperativa dos Produtores e Agricultores Familiares de Cacoal (Cooper Cacoal). Com apoio técnico, rede de contatos e canais de venda, a safra “praticamente toda” foi escoada. “Chegou um momento em que eu nem podia anunciar mais que tinha mel, por não ter produto”, relata.

Apicultor Lucas Ribeiro realiza o manejo das colmeias em Cacoal (RO) — Foto: Reprodução/acervo pessoal
No sítio, o resultado é mel silvestre — fruto do néctar de diferentes flores nativas de Rondônia. Lucas e a esposa dividem o manejo, respeitando o ritmo das colmeias: pré-safra (preparo das caixas e alimentação), safra (coleta intensa) e entressafra (manutenção e sanidade). “O que eu mais gosto é a organização das colmeias — cada um tem seu trabalho, e nem a rainha foge das obrigações”, diz.
Para o manejo, o apicultor usa macacão, luvas e proteção facial. As molduras de cera são movimentadas com cuidado para evitar estresse nas abelhas. “É preciso respeitar o ritmo delas”, reforça. Depois da extração, as vendas acontecem pelos programas institucionais da cooperativa, porta a porta e mercados locais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/w/8/XAA695Qh2NfS0EqM2hgQ/design-sem-nome-75-.png)
Equipado com macacão e proteção facial, o apicultor Lucas Ribeiro realiza o manejo das colmeias em Cacoal (RO) — Foto: Reprodução/acervo pessoal
Rede que fortalece
Segundo Valdemir de Oliveira Bastos, presidente da Cooper Cacoal, a entidade reúne dez apicultores associados — com Lucas atualmente responsável pela comercialização direta do mel pela cooperativa. Além do mel, a organização atua com hortifruti e atende escolas municipais, estaduais e o IF por meio de programas de alimentação, garantindo movimento o ano todo e renda diversificada aos produtores.
Fonte: g1 RO (Amanda Oliveira)
✍️ Redigido por ContilNet Notícias
