Vídeos divulgados pela Polícia Civil do Acre mostram a Operação Centúria, realizada na manhã desta quinta-feira (30) nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. A ação, que teve caráter simultâneo em diversos bairros, teve como alvo uma organização criminosa com estrutura hierarquizada responsável por crimes na região.

Operação Centúria cumpriu mandados em três municípios do Vale do Juruá e resultou em 12 prisões, segundo a Polícia Civil/Foto: Cedida
A iniciativa foi coordenada pelo Núcleo Especializado de Investigações Criminais (NEIC) de Cruzeiro do Sul, com apoio do GAECO do Ministério Público do Acre. Para cumprir as ordens judiciais, equipes especializadas mobilizaram-se para executar 16 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão.

Drogas e dinheiro foram encontrados/Foto: Cedida
Ao final das diligências, 12 pessoas foram detidas — entre elas, cinco flagrantes por tráfico de drogas. As investigações que motivaram a operação apuraram, ao longo de um trabalho integrado, suspeitas de tráfico de entorpecentes, roubos, homicídios, ocultação de cadáver e associação criminosa vinculadas à facção.
O delegado Heverton Carvalho, que responde pelo NEIC e coordenou a operação, ressaltou o papel da ação no enfrentamento ao crime organizado. “A Operação Centúria simboliza o comprometimento das forças de segurança na defesa da sociedade acreana”, afirmou, ressaltando que a iniciativa reforça a presença do Estado e a atuação técnica das equipes.

Vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra ação coordenada que prendeu suspeitos e cumpriu mandados judiciais/Foto: Cedida
Para a promotora do GAECO, Maísa Arantes, a operação é o resultado de investigação detalhada e provas robustas. Segundo ela, o objetivo estratégico é enfraquecer as estruturas das organizações criminosas e restabelecer a sensação de segurança da população.
A ação demonstra mais um passo no combate ao crime organizado no interior do Acre, segundo as autoridades, e segue com as apurações em curso.
