O Aeroporto de Tarauacá, no interior do Acre, vai integrar a primeira rodada de leilão do Programa AmpliAR, iniciativa que prevê investimentos privados para a modernização de 19 aeroportos regionais na Amazônia Legal e no Nordeste.
O leilão será realizado nesta quinta-feira (27), às 10h, no horário de Brasília.
O Programa AmpliAR faz parte de um conjunto de ações federais voltadas ao fortalecimento da aviação regional e prevê, ao longo das próximas fases, a modernização de até 100 aeroportos em todo o país. Nesta etapa inicial, serão ofertados 19 aeroportos por meio de um modelo simplificado de concessão, com mecanismos de reequilíbrio contratual que visam atrair investimentos e garantir sustentabilidade operacional. Os contratos terão duração de 30 anos.
Além do aeroporto de Tarauacá, na Região Norte, também serão beneficiados os aeroportos de Barcelos (AM), Cacoal (RO), Araguaína (TO), Itacoatiara (AM), Itaituba (PA), Vilhena (RO) e Parintins (AM).

Aeródromo de Tarauacá. Foto: Ascom/Deracre
No Nordeste, outros 10 aeroportos serão contemplados, enquanto na Região Centro-Oeste, apenas o aeroporto de Porto Alegre do Norte (MT) está incluído nesta fase.
Em entrevista ao ContilNet, a presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sula Ximenes, afirmou que outros aeroportos do Acre serão contemplados futuramente, nas próximas etapas do programa do Governo Federal, como os de Jordão e Santa Rosa do Purus.
“Diante do nosso posicionamento em oferecer esses aeródromos, eles ficaram com o de Tarauacá. Vão licitar, porque o programa AmpliAR prevê a reestruturação dos aeródromos. Haverá um investimento aproximado de R$ 50 milhões, conforme informado pela equipe do programa. A partir do momento em que a empresa vencer a licitação, fazemos a concessão do aeródromo por cerca de 30 anos”, explicou Sula Ximenes.
Ela acrescentou que a empresa vencedora será responsável pela administração do aeroporto durante todo o período da concessão:
“A partir desse momento, a empresa vencedora terá a concessão do aeródromo para realizar todas as ampliações, revitalizações e licenças necessárias. O espaço, portanto, passará a ser gerido e administrado por eles”, concluiu.
O leilão terá transmissão ao vivo pelo canal do Ministério de Portos e Aeroportos: https://www.youtube.com/live/Kh7K0Jzf1pQ.


