Representando a executiva estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o ex-deputado federal João Correia marcou presença no evento de filiação do senador Alan Rick ao Republicanos, neste sábado (8), no Ginásio do Sesc.
João Correia disse que o partido tem muito respeito a Alan Rick e à sua pré-candidatura ao Governo, mas que a sigla deve ainda decidir se vai apoiar o senador ou a vice-governadora Mailza Assis nas eleições de 2026.
“O MDB convidou o Alan para vir para o partido. O Alan nunca disse que vinha, isso a gente tem que reconhecer. Mas nós julgávamos que ampliaria um pouco o escopo da aliança. O Alan então optou pelos Republicanos, que nós temos também muito respeito, porque o Roberto Duarte foi muito bacana quando alinhou-se conosco, ele alinhou-se também no apoio ao Marcos Alexandre. Então, isso colocou uma questão para o MDB”, disse o membro da executiva estadual do MDB.
O emedebista disse que o partido deve anunciar nos próximos dias quem deve apoiar na disputa ao Governo.
“Nós estamos nos próximos dias, que eu não sei quantos, se 15, se 30, se 40 e 50 dias, ainda neste ano, nós teremos que tomar uma posição ou pró-Alan Rick, ou pró-Mailza. Nós já concluímos essa conversa. E eu acho que na semana que vem já começa esse trabalho. É uma decisão da executiva. Como nós não podemos empurrar ninguém em aliança nenhuma, eu tenho o maior prazer de estar aqui, entendeu? Prestigiando o nome do partido, a filiação do Alan aos republicanos, e, sabe, podemos estar juntos, podemos não estar juntos. Podemos estar juntos no segundo turno ou não. Enfim, a política não é profecia, a política é ação”, destacou.
“Na segunda-feira nós temos a primeira reunião. Nós vamos procurar o Estado-Maior do Alan e o Estado-Maior da Maílza. Vamos conversar longamente e aí vamos deliberar dentro da executiva do MDB”, acrescentou.
Questionado sobre um prazo para deliberar o apoio, João Correia disse o partido havia entendido que o dia 15 de dezembro seria a data máxima, mas disse a executiva decidiu encurtar o período.
“Olha, na verdade, na verdade é 15 de dezembro, só que nós achamos muito longe, né? Alguns acham. Eu, por exemplo, acho muito longe. Eu acho que a gente tem que discutir longamente, com muita responsabilidade e fazer uma opção, né? E comunicar, obviamente, a opção. Quando o Alan decidiu filiar-se ao Republicanos, ele teve a delicadeza de ir lá no MDB, comunicar. Por isso que eu estou aqui, na verdade. É uma devolução de gentileza”, finalizou.

