Ícone do site ContilNet Notícias

Alemanha vai investir R$ 6 bilhões no fundo de florestas tropicais criado pelo Brasil

Por CBN

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que a Alemanha vai investir 1 bilhão de euros, cerca de 6 bilhões de reais, no TFFF, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.

Com esse anúncio, o valor arrecadado pelo Brasil apenas durante a COP30 chega a cerca de 6,6 bilhões de dólares. A meta é atingir 10 bilhões de dólares durante o ano de presidência do Brasil na COP.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente/Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR

A Alemanha já tinha anunciado durante a Cúpula de Líderes, em Belém, que contribuiria com um valor significativo, mas acabou adiando a decisão sobre o valor por questões internas de orçamento.

Ainda durante a cúpula, a Noruega anunciou 3 bilhões de dólares a serem investidos nos próximos 10 anos. Também fizeram anúncios a Indonésia, de 1 bilhão de dólares, mesmo valor que o Brasil já tinha anunciado. A França anunciou investimento de 500 milhões de euros. Holanda e Portugal se comprometeram com recursos para ajudar a bancar custos operacionais.

Os valores anunciados ainda não estão 100% garantidos porque dependem de condições colocadas pelos países, mas o governo brasileira acredita que elas são fáceis de serem contempladas.

No total, 53 países endossaram o projeto como potenciais investidores ou países que possuem florestas tropicais. Nesse montante está o Reino Unido, que não deve anunciar investimentos.

O Brasil pretende arrecadar 25 bilhões de dólares com o fundo, o que deve se transformar em 125 bilhões por causa do rendimento gerado pelas aplicações.

Sair da versão mobile