Um dia após a inauguração oficial da Ponte da Sibéria, realizada no domingo (23), o governo do Acre anunciou, nesta segunda-feira (24), que o fluxo de veículos na nova estrutura será liberado de maneira escalonada. A medida, adotada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), tem o objetivo de garantir o funcionamento adequado da ponte nos primeiros dias de operação, monitorando seu comportamento e assegurando a segurança dos usuários.

Tráfego começará de forma controlada e seguirá em três etapas até a desativação completa da balsa em dezembro/Foto: Juan Diaz, ContilNet
VEJA MAIS: Gladson e Sula atravessam Ponte da Sibéria em momento histórico para Xapuri
Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o controle inicial de cargas segue recomendações técnicas da equipe responsável pela obra, permitindo acompanhar de forma precisa a resposta da ponte ao tráfego.
Etapas de liberação
1ª semana – Tráfego inicial liberado para:
– Carros leves
– Motos
– Bicicletas
– Veículos prioritários (ambulâncias, viaturas e atendimento emergencial)
2ª semana – Ampliação do tráfego para:
– Utilitários
– Veículos de pequeno porte
– Além dos já autorizados na primeira semana
3ª semana – Liberação para:
– Caminhões e veículos de carga
O governo ressaltou que o procedimento é temporário, necessário para a fase de testes operacionais da ponte, e que o respeito às etapas é fundamental para manter a segurança e evitar danos prematuros à estrutura.
A orientação é que motoristas e ciclistas tenham atenção redobrada, obedeçam às sinalizações e colaborem com o processo de transição até que a ponte esteja completamente liberada para todos os tipos de veículos.
