O Governo Federal decidiu estender por mais 90 dias o envio da Força Nacional de Segurança Pública ao Acre. A medida foi formalizada nesta terça-feira (18) com a publicação da Portaria MJSP nº 1.068/2025, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski. O novo período de atuação começa em 26 de novembro de 2025 e segue até 23 de fevereiro de 2026.
Medida mantém policiamento, perícia e apoio operacional dentro do Plano Amazônia: Segurança e Soberania/Foto: Agência Brasil
De acordo com o documento, as equipes continuarão desempenhando ações de policiamento ostensivo, apoio à polícia judiciária e atividades de perícia forense. A prorrogação ocorre de forma planejada, conforme a necessidade operacional do estado.
Para a continuidade do reforço, o governo acreano ficará responsável por oferecer suporte logístico e a infraestrutura complementar às operações. Já o tamanho do efetivo será definido pela Diretoria da Força Nacional, alinhada com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
A permanência das tropas faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), programa federal criado para combater organizações criminosas e fortalecer a proteção das áreas de fronteira na região amazônica
