A Associação Acreana de Cinema (Asacine) abre, a partir deste sábado (1º de novembro), as inscrições para cineastas interessados em participar do XVI Festival Acreano de Vídeos – Edição Juruá, que será realizado nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

As inscrições estarão abertas até 20 de novembro de 2025 | Foto: Cedida
O projeto é financiado por meio do Edital de Ações Culturais Continuadas nº 09/2024, da Fundação Elias Mansour (FEM), com apoio do Governo do Estado do Acre. O evento é promovido pela Asacine e conta com o apoio da Academia Acreana de Letras (AAL), do portal Contilnet Notícias e das prefeituras de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
As inscrições estarão abertas até 20 de novembro de 2025. Para se inscrever, o produtor deve preencher o formulário disponível neste link e enviar o material para o e-mail oficial da Asacine ([email protected]).
Os vídeos deverão ser encaminhados via Google Drive para o mesmo e-mail. O material será recebido pela equipe de produção, composta pelos profissionais Francisca Souza e Adalberto Queiroz, durante o horário comercial.
Segundo o historiador e cineasta Enilson Amorim, presidente da Asacine:
“A entidade, mais uma vez, leva todo o seu aparato para o Vale do Juruá com o propósito de promover um festival inclusivo, participativo e democrático. Por meio desta edição, ofereceremos formação com três oficinas, palestras e exibições de produções cinematográficas de cineastas das cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, fortalecendo e valorizando o audiovisual nesses três municípios.”

Historiador e cineasta Enilson Amorim, presidente da Asacine | Foto: Cedida
Durante o festival serão ofertadas as oficinas Animação em 2D, Produção de Roteiros e Produção de Trilhas Sonoras, todas realizadas em Cruzeiro do Sul. Em seguida, a Asacine seguirá em caravana pelos três municípios, promovendo exibições e homenagens.
“A Asacine vem, ao longo dos anos, desenvolvendo diversas atividades no Vale do Juruá. Esta será mais uma excelente oportunidade para que os produtores da região participem das oficinas e palestras conduzidas por profissionais com longa trajetória no audiovisual, desde a década de 1970”, destacou o , um dos pioneiros do cinema acreano.

Cineasta e historiador Adalberto Queiroz | Foto: Cedida
Conforme o regulamento publicado nas redes sociais da entidade e em portais locais de notícias, serão selecionados 15 curtas-metragens. Os cineastas que tiverem seus trabalhos aprovados receberão um cachê de R$ 3.000,00 (três mil reais) pela exibição durante o festival.
Confira abaixo o regulamento do XVI Festival Acreano de Vídeos-Edição Juruá:
XVI FESTIVAL ACREANO DE VÍDEOS – EDIÇÃO JURUÁ 2025
Exibições de filmes de cineastas acreanos, oficinas e palestras voltadas ao audiovisual
REGULAMENTO
A Associação Acreana de Cinema (ASACINE), entidade cultural inscrita no CNPJ 14.338.578/0001-67, estabelece o presente regulamento para reger o XVI Festival Acreano de Vídeos – Edição Juruá, a ser realizado nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
CAPÍTULO I
DO FESTIVAL
Art. 1º – O XVI Festival Acreano de Vídeos – Edição Juruá é promovido pela Associação Acreana de Cinema (ASACINE), com recursos provenientes do Edital de Ações Culturais Continuadas nº 09/2024, da Fundação Elias Mansour (FEM).
Art. 2º – O objetivo principal do festival é valorizar as produções audiovisuais de curta-metragem realizadas por cineastas e produtores acreanos residentes nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Busca-se promover e divulgar a produção cinematográfica no Vale do Juruá, além de incentivar o conhecimento e o aprimoramento da linguagem audiovisual por meio de oficinas e cursos oferecidos durante o evento.
Art. 3º – O festival não tem caráter competitivo. Os interessados poderão inscrever suas produções e participar de todas as atividades da programação.
CAPÍTULO II
DAS INSCRIÇÕES, PARTICIPAÇÕES E PREMIAÇÕES
Art. 4º – As inscrições estarão abertas a partir de 1º de novembro e se encerrarão em 20 de novembro de 2025.
Art. 5º – Poderão participar cineastas associados à Asacine e em dia com suas obrigações estatutárias. O interessado deverá preencher a ficha de inscrição digital e enviá-la, juntamente com o link do vídeo, para o e-mail [email protected].
Art. 6º – Cada produtor poderá inscrever apenas uma obra inédita, produzida entre 2023 e 2025, financiada por meio da Lei Paulo Gustavo. As produções deverão ter duração mínima de 6 minutos e máxima de 30 minutos.
Art. 7º – As obras deverão ser enviadas até 20 de novembro de 2025, via Google Drive ou presencialmente, para o e-mail da entidade ([email protected]). Os materiais ficarão sob os cuidados dos produtores Francisca Souza e Adalberto Queiroz.
Art. 8º – Após a seleção, os participantes deverão preencher o Termo de Autorização para exibição de suas obras durante o festival.
