Uma ave de plumagem vermelha chamou atenção de observadores no início de novembro ao ser registrada no Horto Florestal de Rio Branco. O animal foi identificado como sanhaço-vermelho (Piranga rubra), espécie migratória que deixa o hemisfério Norte todos os anos para permanecer na Amazônia entre outubro e março.
O sanhaço-vermelho pode ser confundido com o sanhaço-de-fogo, espécie comum no Brasil, mas a coloração mais intensa do macho e detalhes em preto nas asas facilitam a identificação. Apesar de já ser conhecido na região amazônica, seus registros na plataforma WikiAves são poucos e distribuídos por alguns municípios do Amazonas, Roraima, Pará, Mato Grosso, Ceará, Rondônia e Acre.

O Sanhaço-vermelho visita região amazônica entre os meses de outubro a março | Foto: Ricardo Plácido
O biólogo Ricardo Plácido, que fotografou o animal, explicou que a observação surpreendeu por ter ocorrido em um local movimentado. Segundo ele, a presença humana no Horto Florestal dificultava a expectativa de encontrar a ave. Em 2024, outro indivíduo, de coloração amarela, também foi visto por observadores de Rio Branco.
Plácido explica que a espécie migra todos os anos para escapar do inverno rigoroso do hemisfério Norte. No Brasil, as aves encontram clima mais ameno e maior disponibilidade de alimento, o que favorece sua permanência durante alguns meses.
O biólogo destaca que esse período corresponde à chamada “temporada neártica”, marcada pela chegada de diversas espécies que buscam melhores condições climáticas na América do Sul.
Elas utilizam a região amazônica para alimentação e descanso antes do retorno ao Norte. O monitoramento também revela expansão da distribuição da espécie, agora confirmada em diferentes regiões do Acre.
Além do sanhaço-vermelho, outras aves migratórias podem ser avistadas nesta época do ano, como piuís, juruviaras, sanhaço-escarlate, bem-te-vi-barriga-sulfúrea e diferentes espécies de mariquitas, incluindo a mariquita-do-canadá, registrada recentemente no sul do Amazonas.
Com informações Terra da Gente
