A Câmara Municipal de Rio Branco retoma nesta quarta-feira (12) a votação dos mais de 60 vetos apresentados ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A sessão havia sido suspensa na última terça-feira (11) após a identificação de inconsistências técnicas em parte dos vetos encaminhados pelo Poder Executivo.

A expectativa, segundo o presidente, é de que a votação seja concluída ainda nesta quarta/Foto: ContilNet
Em entrevista concedida nesta manhã, o presidente da Câmara, vereador Joabe Lira, explicou que a interrupção dos trabalhos foi necessária para garantir uma análise mais precisa e transparente das propostas.
“A sessão foi suspensa ontem devido a uma questão de análise técnica. Teve alguns vetos que foram feitos de forma genérica, então precisávamos que fossem mais específicos para que pudessem ser analisados com mais propriedade. Foi feito esse ajuste por parte do Poder Executivo e hoje vamos reabrir a sessão e fazer a votação dos vetos”, afirmou.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) concluiu na terça-feira a análise das matérias e encaminhou o parecer ao plenário. A expectativa, segundo o presidente, é de que a votação seja concluída ainda nesta quarta.
A LDO é uma das principais peças do planejamento orçamentário do município, pois define as metas e prioridades da administração para o próximo ano e serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
