Atualmente, mais de 21% dos partos que são realizados no Acre são em mães com até 19 anos, traduzindo o maior índice de gravidez na adolescência do Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Por isso, como parte da campanha “Adolescência primeiro, gravidez depois”, que busca reduzir os casos de gravidez precoce no Acre, as unidades de saúde de Rio Branco começaram a oferecer gratuitamente o DIU hormonal Mirena para adolescentes de 14 a 18 anos.
O DIU (dispositivo intrauterino) é um pequeno instrumento inserido no útero que libera doses controladas de hormônio para evitar a gravidez. O modelo Mirena contém progesterona, o que impede a ovulação e diminui o risco de gestação. Além de ser um método altamente eficaz e de longa duração — com validade de até oito anos —, ele também pode reduzir cólicas e o fluxo menstrual.

Ação já beneficiou mais de 100 jovens e busca reduzir os índices de gestação na adolescência/ Foto: Reprodução
De acordo com a Divisão de Saúde do Adolescente, 103 jovens já foram beneficiadas desde o início do projeto, e a meta é alcançar 120 adolescentes. Para participar, basta procurar qualquer unidade de saúde do município e informar o interesse. Após o cadastro, o encaminhamento é feito pelo sistema G-MUS, e a equipe responsável agenda o procedimento.
O ginecologista Pedro Gomes explica que a inserção do DIU é rápida e segura, durando entre 5 e 10 minutos, com uso de analgésico para minimizar o desconforto. Antes do procedimento, as adolescentes passam por consulta médica, exames e um teste de gravidez. Depois da colocação, o acompanhamento é contínuo, com orientações sobre saúde sexual e reprodutiva.
Mesmo sendo um método eficaz na prevenção da gravidez, o DIU não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, os profissionais de saúde reforçam a importância de usar preservativos durante as relações sexuais.
