Ícone do site ContilNet Notícias

Com cassação de chapa do PL, saiba quem são os três suplentes que podem assumir cargo no Acre

Por Fhagner Soares, ContilNet

A movimentação política em Sena Madureira ganhou um novo capítulo com a possibilidade de cassação dos vereadores Tom Cabeleireiro (PL), Ivoneide Bernardino (PL) e Antônio Andrade, o “Real” (PL). Caso a decisão seja confirmada pela Justiça, três suplentes podem assumir as cadeiras deixadas no Legislativo municipal: Sidney Araújo (PSD), Lia Santiago (PP) e Fábio Manduca (Republicanos).

Trio de suplentes que podem assumir o cargo/Foto: Reprodução

ENTENDA: Vereadores do PL cassados no Acre vão recorrer ao TSE para tentar reverter decisão

Sidney Araújo: agricultor,  autor de projeto que virou lei

Com 710 votos nas eleições de 2024, Sidney Araújo ou Sidineis Silva de Araújo é o primeiro suplente do PSD e um dos nomes mais cotados para assumir uma das vagas. Nascido em Sena Madureira, aos 45 anos, ele é agricultor, casado e tem ensino médio completo.

Sidney já mostrou que não pretende ser figura silenciosa na política local. Um de seus projetos mais comentados transformou em lei a obrigatoriedade de o poder público municipal fornecer coletes salva-vidas aos ribeirinhos. A iniciativa nasceu diante da sequência de acidentes fluviais que vitimaram moradores nos últimos anos — situação comum em cidades banhadas por rios, como Sena.

Lia Santiago: policial civil e secretária de assistência social 

Com 685 votos, Eliene Santiago de Mendonça conhecida como Lia Santiago é a segunda suplente do PP. Aos 49 anos, policial civil e com ensino superior completo, ela já ocupou cargos estratégicos dentro da gestão municipal.

Lia foi nomeada pelo prefeito Gerlen Diniz, que é seu marido, para assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social. À frente do setor, atuou diretamente com famílias em situação de vulnerabilidade, conduzindo programas sociais considerados essenciais para o município.

Fábio Manduca: pecuarista e representante da produção rural

Com 414 votos, Fábio Ferreira de Souza — o Fábio Manduca, do Republicanos, surge como outro nome possível para compor a nova configuração da Câmara. Aos 36 anos, solteiro e com ensino fundamental completo, ele atua como pecuarista em Sena Madureira.

Ele nunca chegou a ocupar cargos públicos anteriormente.

Cenário em aberto

Com a possível cassação dos vereadores titulares, Sena Madureira pode viver uma reviravolta política ainda nas próximas semanas. Enquanto o processo segue em análise, os três suplentes aguardam a definição que pode colocá-los diretamente no centro do debate público da cidade.

Se confirmada a mudança, o município verá assumir uma Câmara renovada.

Sair da versão mobile