Com prestígio internacional, Tchê anuncia interesse da Itália em comprar cinco contêineres de café acreano

Acre avança no mercado internacional e pode fechar venda de cinco contêineres de café robusta amazônico para a Itália

A qualidade do café do Acre segue ganhando o mundo. Durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada nesta quarta-feira (5), em Belo Horizonte (MG), o secretário de Agricultura, Luis Tchê, anunciou que o estado deve fechar, nos próximos dias, uma negociação histórica com a Itália, um dos maiores centros consumidores e exportadores de café da Europa.

Acre avança no mercado internacional e pode fechar venda de cinco contêineres de café robusta amazônico para a Itália/Foto: Giovanni Amaral/ContilNet

Segundo Tchê, o país europeu demonstrou interesse em adquirir cinco contêineres de café robusta amazônico, produzido por cafeicultores acreanos. O anúncio foi feito durante o evento, que reúne produtores, investidores e especialistas de todo o mundo e é considerado o maior encontro do setor cafeeiro na América Latina.

“O nosso café ganhou o mundo, pelos nossos produtores, pelo nome robusta amazônico e pelo nosso estado, que tem uma história linda de luta e preservação”, afirmou o secretário.

O interesse internacional é reflexo da crescente valorização do café acreano, que vem conquistando espaço no mercado global pela qualidade e pela produção sustentável. Este ano, quatro produtores do Acre disputam o título de melhor café do Brasil na categoria Coffee of the Year, a mais importante da Semana Internacional do Café.

Com cerca de 1 mil hectares cultivados, o Acre aposta na produção de cafés especiais, priorizando qualidade em vez de quantidade. O clima desafiador da região — com períodos de muita chuva e estiagem intensa — tem levado o governo a investir em soluções como a construção de reservatórios de água e capacitação técnica dos produtores.

Durante o evento, Tchê também destacou o papel dos cafeicultores acreanos na preservação ambiental, afirmando que eles são os “verdadeiros ambientalistas” do estado.

“O Acre tem 16 milhões e 400 mil hectares, com 84% de floresta nativa. A compensação pela floresta preservada vem da nossa produção. Cuidar da floresta tem um custo muito alto, e o café é um exemplo de como é possível produzir e preservar”, reforçou.

O Acre está presente na SIC com um estande de 100 metros quadrados, que exalta a floresta e a identidade amazônica. O espaço conta com uma xícara gigante giratória, artigos que valorizam o café robusta amazônico e produtos das principais regiões produtoras do estado, como Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

PUBLICIDADE